Quantcast
Channel: Artigos – Sylvia Regina Pellegrino
Viewing all 132 articles
Browse latest View live

Como a Física Quântica pode agir na sua saúde

$
0
0

saude quanticaUm profissional da saúde explica que a Física Quântica é uma área da Física moderna que estuda o mundo subatômico, o microcosmo da matéria do qual todos nós somos feitos. Os princípios da Física Quântica possibilitaram o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas do nosso tempo que vai desde os raios lasers à nanotecnologia, tendo também fundamental importância das tecnologias utilizadas na área da saúde como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, entre outras.

A abordagem quântica contempla o ser humano em todas as dimensões: física, mental, emocional e espiritual. Através dessa perspectiva o sintoma de uma doença transforma-se numa excelente oportunidade do ser humano se olhar integralmente, buscando aperfeiçoar-se. A eliminação de um sintoma físico deve ser sempre acompanhada da busca do autoconhecimento que nos torna mais felizes e responsáveis pela nossa realidade, ao invés de vítimas.

Nessa abordagem, o mais importante é estimular na pessoa o entendimento da causa que proporcionou o desequilíbrio. Desse modo, podemos agir dentro de uma perspectiva de prevenir a doença e ter atitudes que promovam a saúde. O foco passa a ser a saúde e não a doença. Mudanças alimentares, novas atitudes mentais que possibilitam lidar melhor com as emoções destrutivas, bem como o estímulo de práticas contemplativas, meditativas e físicas são ações voltadas para promover saúde, bem-estar e prevenir as doenças. A utilização de terapias não invasivas como Homeopatia, Terapias Florais, Fitoterapia, Reiki, bem como acupuntura, entre outras fazem parte de uma ação de cuidado com o corpo e as substâncias tóxicas devem ser a última opção e não a primeira a ser usada, com exceção das emergências médicas que exigem  ações invasivas como o uso dos antibióticos com naturalidade, por exemplo.

Qualquer pessoa pode ter acesso a uma abordagem quântica na saúde. A atitude da pessoa perante o processo é fundamental para acelerar a recuperação. O profissional dessa área deve estar consciente de que ele é apenas um mediador e facilitador da cura capaz de estimular no cliente a sua capacidade de se reconciliar internamente nos diversos níveis, investigando o que está por trás dos sintomas físicos que provocou a doença.

Ela atua harmonizando o corpo-mente- espírito, trazendo de volta o indivíduo ao estado normal de saúde, que é a nossa condição natural. A doença é como uma porta que bate, avisando que há algum desequilíbrio e que precisamos está atentos a isso. Por isso, apenas eliminar o sintoma através de drogas inibidoras, equivale a colocar  o lixo debaixo do tapete e que em algum momento ele v ai reaparecer. O essencial é estimular em cada um o papel de investigador e responsável pela sua saúde e qualidade de vida.

Já existem estudos científicos sobre Saúde Quântica e Qualidade de Vida. Um grupo de profissionais de saúde apresentou esse modelo para a sociedade. Ele vem sendo aperfeiçoado a cada dia e a intenção é que no futuro faça parte dos programas de saúde pública.

Hoje, praticamente todas as doenças podem ser tratadas utilizando as terapias quânticas. As intervenções de radioterapia e quimioterapia, quando acompanhadas das terapias quânticas reduzem drasticamente os efeitos colaterais comuns nessas terapias invasivas. As terapias quânticas possuem excelentes resultados nas doenças crônicas, como asma, alergias, diabetes, depressão, câncer, fibromialgia, esclerose múltipla, entre outras, muitas delas consideradas incuráveis dentro da abordagem meramente alopática voltada apenas para a eliminação dos sintomas.

O desconhecimento dessas terapias por muitas pessoas se dá pelo fato de que a formação preponderante dos profissionais é voltada para a supressão dos sintomas através das drogas alopáticas, causadoras de outros sintomas, os famosos efeitos colaterais. O fracasso desse modelo com a escalada alarmante das doenças crônicas em todo o mundo abriu a janela para o modelo quântico, capaz de olhar para a dimensão humana em toda a sua complexidade. Em todo o mundo novas pesquisas estão sendo desenvolvidas e novas e eficientes tecnologias não invasivas estão sendo criadas, fortalecendo o campo de uma abordagem de saúde integral.


Arquivado em:Artigo, Artigos Tagged: a, área, doença, estimular, facilitador cura, Física Quântica, mediador, profissional, recuperação, saúde, sintomas físicos

Juristas registram em cartório de SP novo pedido de impeachment

$
0
0

helio-bicudoDiante da situação insustentável do Brasil, sendo novamente rebaixado, agora pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. A nota do Brasil de “BBB” para “BBB-“, mas ainda dentro do grau de investimento. A perspectiva foi mantida em negativa, o que significa que o país pode voltar a ser rebaixado em um futuro próximo. A nota “BBB-” é a última dentro do chamado grau de investimento, espécie de selo de país bom pagador de sua divida.

Assim, Hélio Bicudo, que assinou o novo pedido de impeachment e criticou a liminar do STF sobre o pedido anterior. Inicialmente, a oposição planejava fazer um aditamento ao pedido que já tramitava na Câmara elaborado por Bicudo, um dos fundadores do PT, e Reale Jr. No entanto, os deputados oposicionistas mudaram de ideia porque, segundo o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o rito definido por Cunha para eventuais processos de impeachment entende que não cabem aditamentos a pedidos já em tramitação.

A diferença agora é que os oposicionistas querem incluir no pedido de impeachment as chamadas pedaladas fiscais (prática de atrasar repasses a bancos públicos) realizadas em 2015. A representação do Ministério Público encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU) afirma que a prática continuou sendo adotada pelo Executivo neste ano, em desobediência clara e afrontando O Tribunal de Contas da União.

O novo pedido, registrado nesta quinta, deve ser levado a Brasília nesta sexta-feira (16), de acordo com os juristas. Novo pedido adiará decisão sobre impeachment, diz Cunha.

“A expectativa que tenho é que deverá ser acolhido. Depende das pessoas que têm a varinha de condão na mão”, disse Bicudo. Ele ainda criticou a decisão do STF de barrar o rito definido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para a análise dos pedidos de impeachment. “O Supremo decidiu de acordo com o PT”, afirmou.

O registro do novo pedido foi acompanhado por representantes de movimentos como o Brasil Livre, Vem pra Rua e Movimento contra a Corrupção. Também estavam presentes o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (PSDB-SP), e a advogada Janaina Paschoal, que também assina o documento.

Segundo o jurista Miguel Reale Jr., o novo pedido é uma reordenação, “acrescentando referência à decisão do Tribunal de Contas da União, que não havia ainda ocorrido […] Não muda nada, os fatos estão aí, os fatos são graves”, prosseguiu Reale Jr.


Arquivado em:Artigo, Artigos Tagged: "BBB-", Dilma Roussef, Fitch Ratings, grau de investimento, Hélio Bicudo, impeachment, liminar, pagador de sua divida, situação insustentável, STF

Microsoft lança antologia de contos de ficção científica baseados em seus projetos futuros

$
0
0

MicrosoftA Microsoft revelou mais informações sobre um de seus mais interessantes projetos, chamado de “Future Visions: Original Science Fiction Stories Inspired by Microsoft” (Visões para o Futuro: histórias de ficção científica inspiradas pela Microsoft). É uma antologia de contos escritos por autores de ficção científica, cuja diferença é que eles se baseiam em tecnologia em desenvolvimento atualmente pela empresa, ou pelo menos aproximações disso.

Essas histórias exploram algumas das maiores previsões da ciência contemporânea, como a computação quântica, tradução em tempo real, aprendizagem das máquinas, e muito mais. Os autores contribuintes foram inspirados através de um acesso privilegiado as pesquisas de ponta mantidas pela Microsoft, incluindo visitas presenciais aos laboratórios da empresa para criar novas obras que predizem o futuro próximo da tecnologia e examinar a sua complexa relação com o desenvolvimento humano.

Vários autores consagrados serão responsáveis pela coletâna, nomes como Elizabeth Bear, Greg Bear, David Brin, Nancy Kress, Ann Leckie, Jack McDevitt, Seanan McGuire, Robert J. Sawyer e outros. A coleção inclui também uma graphic novel (ou quadrinho de luxo) por Blue Delliquanti e Michele Rosenthal, com ilustrações originais por Joey Camacho. Ele estará disponível para a venda no dia 17 de novembro em todos os principais sites de e-books do mundo.


Arquivado em:Artigo, Artigos Tagged: antologia de contos, aprendizagem das máquinas, autores de ficção científica, ciência contemporânea, computação quântica, histórias de ficção científica, Microsoft, tradução em tempo real

Primeiro evento de 2016 da MÁGICO DE OZ – Empreendimentos Editoriais com apoio da Literarte

$
0
0

A editora Mágico de Oz dará inicio as atividades culturais de 2016 no dia 23 de Janeiro, com o primeiro evento do ano , a ”Medalha Luis Vaz de Camóes” em sua primeira edição que homenageará escritores de todo o Brasil , o evento acontecerá na casa mais portuguesa do Rio de Janeiro, a casa das Beiras na Tijuca. E a Literarte mais uma vez estará apoiando a Editora Mágico de Oz nesse evento que promete abrir o ano com chave de ouro.

O evento reunirá diversas personalidades culturais, com a presença da mídia , os homenageados serão divulgados em nossos blogs e no site da Editora. A Mágico de Oz escolheu Luís Vaz de Camões por ser uma das maiores personalidades portuguesas na Literatura , a editora selecionará 70 escritores de todo mundo para receber essa linda homenagem.

http://casadasbeiras.com.br/

Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone ou whatsapp

(21)97206-1163  – Izadora Chagas Pontes

magicodeoz.editora@gmail.com

Evento anual  da Mágico de Oz :

 

Após confirmação , os artistas serão divulgados no site:  http://magicodeozpt.blogspot.com.br/ ;

Os artistas podem enviar curriculo para avaliação no email acima.

Sobre Camões:

Luís Vaz de Camões  foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras daliteratura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.

Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu emLisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas a sua passagem pela escola não é documentada. Frequentou a corte de D. João III, iniciou a sua carreira como poeta lírico e envolveu-se, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boémia e turbulenta. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, autoexilou-se em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha.


Arquivado em:Artigos, Cultura Tagged: "Medalha Luiz Vaz de Camóes", Brasil, Casa das Beiras, casa portuguesa, editora, empreendimentos editoriais, escritores, Literarte, Mágico de Oz, personalidades, Rio de Janeiro, Tijuca

Mega Filmes HD, site pirata de filmes e séries, deve sair do ar após prisão de donos

$
0
0

Mega FilmesA pirataria de filmes e séries na internet sofreu um dos golpes mais duros nesta quarta-feira. Uma operação da Polícia Federal em São Paulo, batizada como Barba Negra, desarticulou um grupo responsável por administrar o funcionamento do site Mega Filmes HD, depositário de produções audiovisuais – muitas das quais oferecidas ao internauta antes mesmo da estreia no circuito oficial do país – com cerca de 150 mil itens catalogados e transmitidos em formato streaming (modelo semelhante ao do Netflix, sem a necessidade de fazer o download de arquivos para assistir). De acordo com a PF, eram mais de 60 milhões de visualizações todos os meses.

Em entrevista cedida ao site G1, o delegado da PF Valdemar Neto calculou em até R$ 70 mil mensais a receita dos donos com verbas publicitárias no site. Um casal, principal proprietário do site de filmes, séries e shows, foi preso em São Paulo. Outros cinco integrantes da equipe foram detidos pela polícia e liberados após depoimentos. Todos tiveram as contas bloqueadas judicialmente e podem ser indiciados pelos crimes de organização criminosa e violação de direitos autorais. Quatorze mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Sorocaba.

O Mega Filmes HD apresentava conteúdo muitas vezes filmado de forma amadora, durante a exibição das obras em cinemas internacionais ou nacionais. Um aviso na apresentação da produção no site informava a qualidade do produto oferecido pelo streaming. O canal era replicado em sites com o mesmo propósito de contornar a exibição oficial, como o Skyphenix. De acordo com a Polícia Federal, o Mega Filmes deve ser retirado do ar em breve.


Arquivado em:Artigos Tagged: Barba Negra, batizada, desarticulou, entrevista, filmes, internet, Mega Filmes, pirataria, séries

O grande califado islâmico

$
0
0

estado-islamico-na-siriaO grupo radical EI (Estado Islâmico) não se preocupa com dinheiro. Além dos armamentos, veículos, operações de comunicação e divulgação e a realização de grandes atentados, a organização terrorista ainda paga um salário a seus militantes. Mas de onde vem tanto dinheiro?

O grupo estabeleceu um califado, uma forma de Estado dirigido por um líder político e religioso de acordo com a lei islâmica, a sharia. O ‘EI’ controla hoje um território que engloba partes da Síria e do Iraque.

As atividades que dão lucro ao EI são basicamente a venda de petróleo, de antiguidades no mercado negro, além dos impostos nas áreas controladas por eles, as extorsões e os sequestros.

O grupo não só destrói sítios arqueológicos, como o que foi visto em Palmira, na Síria. Eles também saqueiam e vendem antiguidades no mercado negro –peças de valores muito altos. E há compradores em muitos países. Estima-se que esta seja a segunda maior fonte de renda do grupo.

Islâmicos fundamentalistas formam o denominado Estado Islâmico e inobstante sua presença em apenas dois países, o grupo prometeu “romper as fronteiras” do Líbano e da Jordânia com o objetivo de “libertar a Palestina” e, para isso, tem pedido o apoio de todo o mundo muçulmano, além de exigir que todos jurem lealdade a seu líder (califa), Abu Bakr al-Baghdadi.

As raízes do EI vem desde 2002, quando o jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, já falecido, criou o grupo radical Tawhid wa al-Jihad. Um ano depois da invasão liderada pelos Estados Unidos no Iraque, Zarqawi jurou lealdade a Osama bin Laden e fundou as bases da Al Qaeda no Iraque, que se tornou na maior força insurgente dos anos de ocupação americana.

No entanto, depois da morte de Zarqawi em 2006, a Al Qaeda criou uma organização alternativa chamada “Estado Islâmico de Iraque” (Isi, na sigla em inglês), desbaratada pelos Estados Unidos.

Em 2010, Abu Bakr al-Baghdadi se tornou seu novo líder e reconstruiu a organização e realizou múltiplos ataques.

Autoridades americanas não acreditam que o “Estado Islâmico” tenha número elevado de combatentes. No entanto, o especialista em segurança iraquiano Hisham al-Hisham estima, no início de agosto, esse número em entre 30 mil a 50 mil.

Por volta de 30% deles o faz por pura convicção, enquanto o restante foi coagido pelos líderes do grupo a entrar nele. Um número considerável de combatentes não é iraquiano ou sírio. A consultoria Soufan, especializada em segurança no Oriente Médio, estima que haja ao menos 12 mil estrangeiros entre seus membros, dos quais 2,5 mil teriam vindo de países do Ocidente nos últimos três anos.

Depois dos últimos ataques os países com competência bélica precisam agir com presteza para dizimar todo o grupo.

A inação vai em sentido à lógica absurda do Estado Islâmico. Por trás de sua ampla declaração de guerra existe o desejo ferrenho de afundar os povos numa terceira guerra mundial e sangrenta. E, na medida em que os terroristas estão sempre dispostos a morrer, perder ou ganhar esta grande guerra não faria diferença. A pretensão seria a formação de um grande califado, implantando o islamismo mundial. Não existe um novo Hitler, mas inúmeros deles, neste grupo. Agir é premente, agora.


Arquivado em:Artigos Tagged: califado, EI, Estado Islâmico, grupo, islâmico, Jordânia, Líbano, libertar Palestina, múltiplos ataques, romper fronteiras

Você sabia?

$
0
0

Dieta-problemas-cardiacosColesterol baixo pode piorar sua doença cardíaca

A revisão dos estudos médicos sobre o colesterol e a mortalidade em pacientes cardíacos mostra que diminuir o colesterol pode levar a riscos sérios e não à sobrevivência, como a indústria farmacêutica quer que você pense.

Colesterol baixo pode estimular o pior tipo de derrame

Isso ocorre quando os vasos sanguíneos do seu cérebro estão enfraquecidos fazendo com que eles se rompam. Colesterol baixo é carta branca para o derrame cerebral.

Colesterol baixo aumenta o risco de câncer

Sim, estudo recente relaciona níveis de LDL colesterol com um considerável aumento do risco de desenvolvimento do câncer.

Colesterol baixo compromete a função cerebral

A baixa excessiva do colesterol tem sido correlacionada com a depressão, além disso, as medicações para reduzir o colesterol tem se mostrado estimulantes à perda de memória.

Colesterol baixo está correlacionado com Alzheimer

De acordo com o pesquisador Iwo J. Bohr, que publicou artigo recente de revisão da literatura sobre esse assunto, os pacientes com Alzheimer tipicamente tem diminuído os níveis de colesterol e sugere que a melhor medida para prevenir essa doença pode ser uma alimentação rica em colesterol.

Colesterol baixo está correlacionado com suicídio

Não é de se surpreender que o The Bristish Medical Journal recentemente tenha publicado um artigo proclamando que “triagem de colesterol não vale a pena”!

Indivíduos com colesterol baixo têm os mesmos riscos de desenvolverem doença cardíaca que os indivíduos com colesterol elevado.


Arquivado em:Artigos, Saúde Tagged: alzheimer, câncer, colesterol baixo, derrame, diminuir colesterol, função cerebral, indústria farmacêutica, mortalidade, pacientes cardíacos, riscos sérios, sobrevivência

Locações de Perdido em Marte

$
0
0

perdido-em-marte01A história de “Perdido em Marte”, filme de Ridley Scott que estreou neste novembro/2015 no Brasil, assim como o livro best-seller de mesmo nome, gerou a superprodução estrelada por Matt Damon. A telona mostra uma história mais científica do que ficção, exaltando a importância da ciência como conhecimento e não apenas como contexto de uma história.

“Perdido em Marte” é tão leve e divertido que nem parece dirigido por Ridley Scott, cineasta conhecido por seus filmes épicos e por duas das maiores produções de ficção científica de todos os tempos, “Alien” (1979) e “Blade Runner” (1982).

Após ser dado como morto em uma missão a Marte, Mark Watney não joga a toalha e espreme seus conhecimentos para sobreviver no planeta vermelho até a próxima expedição chegar, plantando batatas em solo infértil e até catalisando água.

Ao mesmo tempo, ele é o astronauta mais “gente como a gente” que você vai ver no cinema por um bom tempo. Apesar do peso de sua inteligência, Watney é bem-humorado e lida com seu abandono de forma muito espirituosa. É bem difícil não simpatizar com a causa, já que ele consegue tratar de sua condição com leveza e sarcasmo invejáveis. 

Sobre as locações onde foram feitas as filmagens

No início de novembro a Nasa divulgou uma coleção de fotografias mostrando como são as locações reais citadas no filme “Perdido em Marte”, do diretor Ridley Scott.

O romance no qual o filme foi baseado usa nomes de regiões que foram efetivamente batizadas por astrônomos para o pouso das missões tripuladas fictícias descritas na história.

Cratera na planície de Acidalia, em Marte, local onde pousou missão fictícia do filme "Perdido em Marte" (Foto: JPL/Nasa/Univ. do Arizona)
Cratera na planície de Acidalia, em Marte, local onde pousou missão fictícia do filme “Perdido em Marte” (Foto: JPL/Nasa/Univ. do Arizona)

A missão “Ares 3” pousou na planície de Acidalia, mostrada na foto acima e aqui abaixo, em imagens da sonda MRO (Mars Reconaissance Orbiter).

A planície de Acidalia com algumas de suas crateras, local onde pousou missão fictícia do filme "Perdido em Marte" (Foto: JPL/Nasa/Univ. do Arizona)
A planície de Acidalia com algumas de suas crateras, local onde pousou missão fictícia do filme “Perdido em Marte” (Foto: JPL/Nasa/Univ. do Arizona)

As fotos, que estão no último pacote de imagens liberado pelos controladores da sonda, também incluem uma imagem do solo na planície Schiaparelli, mostrada aqui abaixo, local de pouso da missão “Ares 4”.

A planície Schiaparelli, em Marte, local de pouso da missão fictícia "Ares 4", do filme perdido em Marte. (Foto: JPL/Nasa/Univ. do Arizona)
A planície Schiaparelli, em Marte, local de pouso da missão fictícia “Ares 4”, do filme perdido em Marte. (Foto: JPL/Nasa/Univ. do Arizona)

A cratera Mawrth, também citada no romance que originou o filme, aparece em outra foto da MRO.

A borda da cratera não é muito clara e só pode ser vista pelo padrão de sombreamento. Marcas de impacto menores dentro da grande cratera são mais visíveis.

Assim, fica patente que às vezes a ficção supera  ciência.


Arquivado em:Artigos Tagged: cratera, Matt Damon, Perdido em Marte, pousar


Sem Congresso, governo pode parar

$
0
0

Delcidio

A prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-SP) e do banqueiro André Esteves cancelou a pauta de votações do Congresso e os parlamentares não aprovaram o projeto que reduz a meta de superávit primário do governo de R$ 55,3 bilhões para um déficit de R$ 51,8 bilhões. Com isso, a presidente Dilma Rousseff está em xeque: ou descumpre orientação do Tribunal de Contas da União, já que a meta fiscal em vigor não será atingida, ou baixa decreto com cortes que praticamente paralisariam o governo. O prazo final para a decisão é segunda-feira.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pressiona o governo a editar o decreto com novos cortes no Orçamento, que levariam à paralisação de todas as obras e demais despesas não obrigatórias.

No Planalto, a área política entende que um novo corte poderia “dar um susto” no Congresso e apressar as votações do ajuste. O Planejamento é, por enquanto, uma voz isolada e considera que a suspensão dos pagamentos do governo pode ter consequências desastrosas.

fonte: Valor Econômico


Arquivado em:Artigos Tagged: Congresso, Delsídio do Amaral, Pará, prisão, PT

Teori determina que André Esteves seja transferido para presídio

$
0
0

andre-esteves

Ministro negou pedido da defesa para revogar a prisão do banqueiro

Por ordem do STF, o banqueiro André Esteves, sócio do BTG preso anteontem acusado de tentar obstruir investigações da Lava-Jato, foi transferido da sede da PF no Rio para o Presídio Ary Franco e, depois, para Bangu 8. O BTG montou uma “operação de guerra” para lidar com a crise. -BRASÍLIA- O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou a transferência do banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, para um presídio no Rio. Ele foi levado para o Ary Franco, em Água Santa, e, no início da madrugada, encaminhado para Bangu 8, no complexo penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste.Esteves foi detido anteontem na mesma operação que levou à prisão o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS). Foi aberto inquérito, que tramita em sigilo no STF, para investigar o senador e também Esteves.

Teori determinou a transferência de Esteves acatando sugestão da Polícia Federal. O banqueiro estava detido desde anteontem na Superintendência da PF no Rio, e o órgão informou não ter condições de mantê-lo. O ministro rejeitou ainda pedido da defesa que buscava a revogação da prisão temporária de Esteves. A prisão tem validade de cinco dias. Antes do término desse prazo, o Ministério Público Federal precisa decidir se pede a conversão em preventiva, cuja duração pode se estender até o fim da tramitação do caso, ou mesmo o relaxamento da detenção. A prisão preventiva é decretada quando há mais elementos contra o acusado do que na temporária.

Para que o banqueiro fosse solto, a defesa de Esteves argumentava que não estavam mais presentes os fundamentos que levaram à medida: a possibilidade de Esteves obstruir as investigações ou fugir.

Com informações de O Globo-RJ


Arquivado em:Artigos Tagged: André Esteves, ministro, obstruir investigações da Lava-Jato, Teori Zavascki

Leia também:

$
0
0

so-falta-o-impeachment

Para melhorar nas pesquisas, Dilma pede ao Facebook que retire do ar páginas ‘ofensivas’ à sua imagem

Aprovação de Dilma cai para zona de alto risco, segundo critério Datafolha

Após perder popularidade, Dilma perde também eleitores, segundo Ibope

Historiador pública texto humilhando a presidente Dilma e gera polêmica

Vídeo com Dilma em paródia de propaganda do Bom Negócio viraliza na internet; assista

Governo paga viagem para jornalistas gringos falarem bem do Brasil e o grupo é assaltado no Rio de Janeiro

Ministro de Dilma intimidou diretor do SBT devido a opiniões de Sheherazade, aponta jornal

‘Dilma arrebentou o país, ela é uma péssima presidente’, desabafa jornalista

Augusto Nunes humilha a presidente Dilma em vídeo: ‘Cara de pau’; assista

Sonia Abrão sobre Dilma: ‘Eu não sei onde fica esse Brasil que ela diz que existe’; veja o vídeo

Dilma pede que o povo vá às ruas para apoiá-la

Campanha de adesivos nos carros com “Fora Dillma” se espalha pelas redes sociais

General pede que Dilma dê explicações sobre atentado a bomba que matou Kozel Filho em 1968

Senador Mário Couto defende o impeachment da presidente Dilma; assista

Petição pedindo impeachment de Dilma ultrapassa 375 mil assinaturas

Mesmo prometendo mais dinheiro, Dilma é vaiada em três momentos na Expozebu e mal consegue falar; veja o vídeo

Editorial do ‘Financial Times’ ridiculariza Dilma

Economista dinamarquês ‘detona’ Dilma e o Brasil: ‘Campeão mundial em fracassos’


Arquivado em:Artigos

‘Impeachment pode fazer Brasil caminhar novamente’, diz FHC

$
0
0

dilma_cunhaO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, em Lisboa, o uso do impeachment como “instrumento constitucional” e afirmou que o processo pode fazer o Brasil “caminhar novamente”.

“O Brasil não pode ficar paralisado. E, no momento, ele está”, disse o tucano à BBC Brasil.

“Existe uma lógica em fazer o pedido de impeachment. (…) É um instrumento constitucional, e não há o que se discutir sobre isso”, acrescentou o tucano.

“O impeachment não deve ser nunca um objeto de desejo. Mas é um instrumento constitucional, é algo que acontece.”

Dilma Rousseff é alvo de um processo de afastamento iniciado na quarta-feira pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Ele acolheu um pedido apresentado por advogados, que acusam a petista de irregularidades fiscais e de corrupção por causa do escândalo da Petrobras.

Desde então, a presidente tem repetido que não cometeu nenhuma irregularidade passível de impeachment. Aliados impetraram ações no STF (Supremo Tribunal Federal) contestando a validade do processo deflagrado pelo peemedebista.

Embora tenha dominado o noticiário nos últimos dias, a troca de acusações entre Dilma e Cunha não deve ser vista como mais importante que o processo de impeachment, avaliou FHC.

“Houve um jogo entre Cunha e a presidente, no qual ambos podem sair prejudicados. Mas isso não importa agora. O que importa é discutir se há ou não motivo para o impeachment”, afirmou o tucano, que defendeu a competência dos responsáveis por formular o pedido – o jurista Hélio Bicudo, que já foi filiado ao PT, e os advogados Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal.

“Impeachment é sempre um processo delicado, é preciso analisar se há fundamentos para ele, mas os advogados que o pediram são competentes”, disse.

“Depois, há a questão política, se a maioria estará disposta a votar a favor e, votando a favor, se há ou não razão para o impeachment”, concluiu.


Arquivado em:Artigos Tagged: Brasil, caminhar, de novo, Fernando Henrique Cardoso, FHC, formular pedido, Hélio Bicudo, impeachment, instrumento constitucional, Janaína Paschoal, jurista, Lisboa, Miguel Reale, motivo, tucano

Estudo sobre a crônica

$
0
0

cronica-300x269A palavra crônica é derivada do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo), e significado principal que acompanha esse tipo de texto é exatamente o conceito de tempo. A crônica é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado tempo. A quantidade de personagens é reduzida, podendo inclusive não haver personagens. É a narração de um fato do cotidiano das pessoas, algo que naturalmente acontece com muitas pessoas. Esse fato é incrementado com um tom de ironia e bom humor, fazendo com que as pessoas vejam por outra ótica aquilo que parece óbvio demais para ser observado.

A boa crônica decorre da ótica com que se observam os detalhes. Através disso, vários cronistas podem fazer um texto falando do mesmo fato ou assunto, de forma individual e original, pois cada um observa de um ângulo diferente e destaca aspectos diferentes.

Quando a crônica surgiu era um relato de acontecimentos históricos, que eram registrados por ordem cronológica. Podia usar uma visão mais geral ou mais particular, assim como podia destacar fatos mais relevantes ou secundários. A partir de Fernão Lopes, no século XVI, é que a crônica começou a tomar uma perspectiva individual ou interpretativa.

A crônica de teor crítico surgiu junto com a imprensa periódica (folhetins e jornais), no século XIX. Começou com um pequeno texto de abertura que falava de maneira bem geral dos acontecimentos do dia. Depois passou a assumir uma coluna nos folhetins (coluna da primeira página do periódico) e por fim adentrou de vez ao Jornalismo e à Literatura.

A característica mais relevante de uma crônica é o objetivo com que ela é escrita. Seu eixo temático é sempre em torno de uma realidade social, política ou cultural. Essa mesma realidade é avaliada pelo autor da crônica e uma opinião é gerada, quase sempre com um tom de protesto ou de argumentação. Esse tipo de crônica pode ser simplesmente argumentativa, e dispensar o uso da narração. É possível que percam-se assim, elementos típicos do gênero como personagens, tempo, espaço.

Sendo assim podemos identificar duas maneiras de se produzir uma crônica: a primeira é a narrativa, que como já foi dito, conta um fato do cotidiano, utilizando-se de personagens, enredo, espaço, tempo, etc. A outra maneira é a crônica dos textos jornalísticos, é uma forma mais moderna do gênero, e ao contrário da outra não narra e sim disserta, defende ou mostra um ponto de vista diferente do que a maioria enxerga.

As semelhanças entre as duas são justamente o caráter social crítico, abordando sempre uma maneira de enxergar a realidade, e o tom humorístico, irônico ou até mesmo sarcástico. Podem se utilizar, para esse objetivo, de “personagens tipo”, da sociedade que criticam.

Não se pode confundir a crônica com outros gêneros como o conto ou a fábula, estes têm características individuais que os diferenciam daquela.

A crônica conta um fato comum do dia a dia, relatam o cotidiano da vida real das pessoas, enquanto o conto e a fábula contam fatos inusitados ou até fantásticos. Ou seja, distantes da realidade.


Arquivado em:Artigos Tagged: acontecimentos, crônica, estudo, literária, personagens, quantidade, relato, tempo

A física quântica e o pensamento humano

$
0
0

A New Scientist publicou em 2011 um artigo, mostrando que cientistas estão usando agora a lógica da física quântica para tentar explicar o processo envolvido no pensamento humano.

O mundo quântico desafia as regras da lógica comum. Partículas rotineiramente ocupam dois ou mais lugares ao mesmo tempo e nem sequer têm suas propriedades bem definidas até que sejam medidas.

Para que possamos entender como eles estabeleceram esta relação, é preciso conhecer um pouco da mecânica quântica. Para isso, nada mais adequado do que usarmos explicações práticas, já que a teoria é bastante complicada, para os iniciantes e desconhecedores da física.

A Experiência da Fenda Dupla

Uma das experiências que ajuda a distinguir a física quântica da física clássica é a Experiência da Fenda Dupla. Suponha que você pulverize algumas partículas em direção a uma placa com duas fendas, e estude os resultados projetados em uma tela. (veja o diagrama retirado do artigo original da New Scientist).

fenda dupla

Se fecharmos a fenda B, as partículas passam pela outra fenda formando um padrão projetado na tela. Se por sua vez, fecharmos a fenda A, um padrão semelhante se formará na tela. Mantendo ambas as fendas A e B, o padrão sugerido pela física clássica deveria ser a soma dos dois padrões, mas no mundo quântico isso não acontece. Quando um feixe de elétrons ou fótons passa pelas duas fendas, eles agem como ondas e produzem um padrão de interferência na parede. O padrão com A e B aberta não é apenas a soma dos dois padrões com A ou B abertos sozinhos, mas algo totalmente diferente, que alterna faixas claras e escuras. Para entender um pouco melhor, assista o vídeo a seguir, que explica esta experiência de maneira bem simples e didática.

Semelhanças com o pensamento

O artigo da New Scientist cita várias experiências, em que o autor, Mark Buchanan, procura relacionar as semelhanças entre a forma do pensamento humano, e a lógica envolvida na mecânica quântica. Uma delas foi feita no início de 1990, quando os psicólogos Amos Tversky e Eldar Shafir da Universidade de Princeton testaram o comportamento de algumas pessoas, em uma experiência de jogo simples. Os jogadores foram informados de que havia uma chance de ganhar US$ 200 ou perder US$ 100, e foram, então, solicitados a escolher se queriam ou não jogar o jogo pela segunda vez. Quando eram informados de que tinham ganho a primeira aposta (situação A), 69 por cento dos participantes escolheram jogar novamente. Se dissessem que tinham perdido (situação B), apenas 59 por cento queriam jogar novamente. Isso não é surpreendente? Mas quando eles não eram informados do resultado da primeira aposta (situação A ou B), apenas 36 por cento queriam jogar novamente.

A lógica clássica exigiria que a terceira probabilidade fosse igual à média das duas primeiras, mas isso não aconteceu. Como no experimento de dupla fenda, a presença simultânea de duas partes, A e B, parece ter levado a algum tipo de interferência estranha que não respeita probabilidades clássicas.

Outro exemplo de similaridade entre a nossa forma de pensar e a mecânica quântica, dado no artigo, diz respeito ao significado das palavras, que também muda de acordo com seu contexto. Por exemplo, você poderia pensar que se uma coisa, X, também é um Y, em seguida, um “X alto” também seria um “Y alto” – um carvalho alto é uma árvore alta, por exemplo. Mas isso não é sempre o caso. O chihuahua é um cão, mas um chihuahua alto não é um cão alto; “alto” muda de significado em virtude da palavra ao lado dele. “O conhecimento conceitual da estrutura humana é como se fosse quântica, porque o contexto desempenha um papel fundamental”, diz o Físico Diederik Aerts da Universidade de Bruxelas, Bélgica.

Assim: “A consciência cria realidade” é uma declaração que ganhou muita atenção em vários meios de comunicação alternativos em todo o mundo. E não se engane, a consciência tem  – e tem sido por algum tempo –  estudada por numerosos cientistas, especialmente em sua relação com a física quântica e como ela pode ser correlacionada com a natureza da nossa realidade.

Consciência inclui uma série de coisas. É a forma como percebemos nosso mundo, nossos pensamentos, nossas intenções e muito mais.

A afirmação de que “a consciência cria realidade” traz diferentes questões. Será que isso significa que nós, como indivíduos (e em um nível coletivo como uma raça humana) podemos moldar e criar qualquer realidade que gostaríamos para nós mesmos? Será que isso significa que podemos manifestar um certo estilo de vida, e atrair determinadas experiências? Isso acontece instantaneamente? Leva-se tempo? Como fazemos isso?

Embora ainda não seja possível responder essas perguntas com certeza científica absoluta, sabemos que sim, realmente existe uma correlação entre a consciência e o mundo material físico, de alguma maneira. O alcance dessa correlação (de novo a partir de um ponto de vista científico moderno) ainda não é bem compreendido, mas sabemos dessa correlação, e sabemos que há um forte significado.


Arquivado em:Artigos Tagged: abertura de processos, Física Quântica, fenda dupla, LÓGICA, MECÂNICA QUÂNTICA, new scientist, partículas, pensamento humano, quanta

Ações de estatais brasileiras sobem no exterior, após pedido de impeachment

$
0
0

acoes-brasileiras-sobem-no-exteriorO mercado financeiro respirou aliviado com a reação positiva e a subida das ações de estatais brasileiras, após o acolhimento do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff por Eduardo Cunha. Os certificados de depósitos de ações (ADRs, na sigla em inglês) da Petrobras dispararam na Bolsa de Nova York após o anúncio.

Feito por volta das 18h35 (horário de Brasília), o anúncio de Cunha fez as ADRS da petrolífera avançarem 3,99%, passando de US$ 4,76 para US$  4,95. As ADRs do Itaú Unibanco, que operavam em queda antes do anúncio, passaram a subir 3,90%.

O Brazil Titans, índice de ações que acompanha o desempenho de 20 das principais empresas brasileiras negociadas em NT, subiu 1,05%.

Perspectiva

Para Leandro Martins, analista da Rico Corretora, mesmo com uma agenda de indicadores movimentada na quinta-feira, próxima passada (3), as atenções dos investidores estarão centralizadas na aceitação do processo de impeachment contra Dilma e na aprovação da meta fiscal.

O projeto aprovado no Congresso altera a meta fiscal de 2015 de superávit de R$ 66,3 bilhões para déficit de R$ 119 bilhões. Ele é considerado fundamental pelo governo para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“As tensões em relação a André Esteves e BTG Pactual estavam quase normalizadas. As definições políticas, porém, devem injetar ânimo nos agentes”, avalia Martins.

No mesmo sentido, Pedro Galdi, analista da WhatsCall, explicou que a aprovação da meta fiscal e o aval de Cunha ao impeachment podem impulsionar o Ibovespa. “A aprovação da meta fiscal é positiva para o mercado, porque destrava a economia. O impeachment, porém, pode ter efeito neutro ou positivo, porque o investidor pode ter cautela em relação à decisão temendo que o processo seja barrado mais adiante”, diz Galdi.

Do exterior, Martins destaca que o investidor deve acompanhar de perto a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), às 10h45, e o discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, no Congresso norte-americano, às 13h (horário de Brasília).

“Já estamos aguardando uma alta de juros pelo Fed em dezembro. Aqui dentro a coisa vai ferver”, garantiu Martins, citando que além do noticiário político, a ata do Copom deve mostrar como alguns membros já estão acenando para a alta de juros no início de 2016 no Brasil.

Diante deste panorama não há como a presidente Dilma Rousseff dizer que vai haver atraso na economia brasileira. Pelo contrário, o mercado financeiro estava esperando esse pedido de impeachment para tomar fôlego. Tanto este quanto o argumento de golpe não se coadunam com a subida das ações das estatais brasileiras no exterior.


Arquivado em:Artigos Tagged: ações, após o pedido de impeachment, estatais brasileiras, impeachment, sobem no exterior

Repercussão nos jornais internacionais sobre o impeachment de Dilma

$
0
0

dilma discursando contra impeachmentA abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff repercutiu nos principais jornais internacionais. O britânico The Guardian citou que Dilma inicia uma “luta por sua vida política” depois do primeiro processo de impeachment aberto em mais de 20 anos no país.

O veículo aponta que o país “deslizou profundamente em uma crise” e que a economia sofre sua pior recessão desde a Grande Depressão. O jornal citou o discurso da presidente, que expressou sua indignação diante da decisão de Cunha e afirmou que não há evidências de nenhuma irregularidade cometida por ela. O The Guardian também lembra que, no início do ano, Cunha afirmou que um impeachment seria um passo para trás na democracia.

O Wall Street Journal, dos Estados Unidos, citou frase de Eduardo Cunha que disse não estar feliz em tomar essa decisão.

O espanhol El País escreveu que Cunha decidiu aceitar uma das 28 petições de impeachment  apresentadas este ano contra a presidente,”reeleita em outubro de 2014 e imersa em uma crise política e econômica que assombra seu governo durante todo o ano”.

“Muito do discurso meteórico de Dilma Rousseff consistiu em um ataque pessoal a Cunha”, informou o El País, acrescentando que, de fato, em um momento ele disse que não tinha contas no exterior – o momento foi a CPI da Petrobras, no início do ano.

O Financial Times destacou que a abertura de impeachment é baseada em “crimes de responsabilidade” (as chamadas pedaladas fiscais). O jornal destaca que Cunha “atendeu ao chamado das ruas”, como escreveu o deputado em sua conta no Twitter.

O norte-americano New York Times salientou que o processo aumenta a pressão sobre a líder “sitiada” em um momento em que Dilma está “abraçada” a uma grave crise econômica e a um escândalo “colossal” de corrupção, se referindo aos desdobramentos da Operação Lava Jato. “O impasse reflete um nível de lutas políticas no Brasil que tornam cada vez mais difícil para Dilma Rousseff governar o país efetivamente”, comparando o momento ao tumulto político gerado com o impeachment de Collor em 1992.

O El Clarin, da Argentina, diz que o a crise política já advém desde o início do ano.


Arquivado em:Artigos Tagged: Dilma, dilma rousseff, El Clarin, El País, Financial Times, impeachment, jornais internacionais, new york times, processo, The Guardian, wall street journal

Carta a Marte custaria aproximadamente R$ 65.600 reais

$
0
0

carta a MarteO serviço postal britânico, Royal Mail, calculou com a ajuda da Nasa o custo de enviar uma carta a Marte, a pedido de um menino de cinco anos: 11.602,25 libras (aproximadamente 65.600 reais).

É possível que o preço seja superior às possibilidades do menino Oliver Giddings. Em sua resposta a Oliver, que quer ser astronauta, o Royal Mail explicou, nesta sexta-feira (4), como fez o cálculo da tarifa até Marte.

“O combustível é muito caro e afeta o envio de cartas em todo mundo”, escreveu um responsável pelo atendimento ao cliente, Andrew Smout. “A Nasa me disse que sua última visita a Marte, usando o veículo Curiosity, custou cerca de 700 milhões de dólares”.

“A nave espacial é muito pequena, por isso o armazenamento é sobrecarregado. Baseando-se no peso da nave e o quanto custa ir a Marte, disseram que enviar algo de 100 gramas custaria aproximadamente 18 mil dólares”, concluía a carta.

Oliver, que vive próximo a Lytham St Annes, noroeste da Inglaterra, respondeu ao Royal Mail para lhes agradecer pelo retorno: “é muito caro enviar uma carta a Marte. Fariam falta tantos selos!”.


Arquivado em:Artigos Tagged: Andrew Smout, carta, cliente, Marte, Royal Mail, selos

A Física Quântica e o Poder do Pensamento

$
0
0

pensamentos

Palavras se tornam destino.

O elétron não tem uma existência física, e é capaz de estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Quando um elétron é observado com um instrumento, interferimos no seu rumo.

O pensamento influencia tudo e muda o rumo dos acontecimentos, do mesmo jeito que influenciamos a parada de um elétron. Sempre que nos colocamos na posição de um observador, ou seja, quando nos colocamos sob um novo ponto de vista, vemos e temos novas possibilidades.

“A Física Quântica dá a você o controle sobre o seu futuro, permitindo que você altere a direção do seu destino.”

Susan Anne Taylor

Em laboratório, os cientistas conseguem fazer com que os átomos interajam. É possível fazer com que eles se comportem de forma interligada – ao mexer em um, outro também se mexe.

Este processo independe da distância entre as partículas, é como se o espaço não existisse. Este fenômeno é conhecido como “entrelaçamento de partículas”.

Explicam, por exemplo, a telepatia, e reforçam a ideia de que o pensamento pode modificar a realidade. Também dão respaldo à crença na sincronicidade, ou seja, de que não há coincidências e que tudo no Universo está ligado.

Os elétrons comportam-se como ondas e se propagam pelo espaço, mas também são partículas. Esta dupla característica, aparentemente contraditória, é chamada pela Física de “dualidade onda-partícula”.

Estes dois aspectos, em conjunto, devem ser considerados na observação e no momento de estudo do comportamento e posicionamento dos elétrons.

A dualidade dos elétrons acontece em nossa vida diária.

Com relação à nossa saúde, é preciso unir sempre dois aspectos: mente e corpo, assim como os elétrons. Para alcançar a cura, é preciso superar este dualismo.

Você pode, se acredita que pode.

Em Física Quântica, ser arbitrário é um efeito extraordinário do pensamento humano, da intenção humana.

Mesmo que tente se esconder e se faça de vítima, você afeta a realidade que vê. Todo mundo afeta.

Se você se concentra em pensamentos negativos, você atrai acontecimentos desagradáveis. Mesmo que não saiba ou não queira, é você que atrai a doença, a dívida, os relacionamentos frustrantes… Tudo de ruim que acontece em sua vida.

Repare que quando você está solteiro e sente solidão, pensando que não é atraente e que ninguém te quer, você não encontra ninguém, mas quando você está em um relacionamento feliz, se sentindo amado e desejado, aparecem várias pessoas interessadas em você.

Se você pensa em ser assaltado e sai de casa com medo de assalto, você está em sintonia com aquele que sai de casa pensando em assaltar, então, você atrai o assaltante. Portanto, se você foi assaltado, foi você mesmo quem atraiu. Você afetou a sua realidade.

Você pode estar se perguntando por que não fica milionário quando pensa em riqueza. A maioria das pessoas não afeta a realidade de um modo consistente e substancial porque não acredita que pode. Você acredita que pode ser assaltado, mas não acredita realmente que pode ficar rico.

Tudo que a mente pode conceber e acreditar, ela pode realizar.

A Física Quântica prova que é o seu pensamento que cria a sua realidade.


Arquivado em:Artigos, Cultura Tagged: ao mesmo tempo, cria realidade, elétron, existência física, palavras, pensamentos, tornam destino, vários lugares

Diferenças entre ciência e filosofia

$
0
0
Todo cientista é, antes de mais nada, um filósofo, posto que é um curioso e questionador, o filósofo não é necessariamente um cientista.
Todo cientista é, antes de mais nada, um filósofo, posto que é um curioso e questionador, o filósofo não é necessariamente um cientista.

Seria desnecessário lembrar que, desde a sua origem, o homem sempre cuidou de obter conhecimento sobre os objetos que o cercam, pois disso depende sua sobrevivência. Tal conhecimento histórica e biologicamente primitivo é, pois, antes de tudo um saber como, um conhecimento motivado por algo externo à atividade cognitiva propriamente dita: a necessidade de controle dos fenômenos naturais.

A Grécia Antiga, no entanto, testemunhou o surgimento de uma perspectiva cognitiva nova: a busca do conhecimento pelo próprio conhecimento, por mera curiosidade intelectual. Aqueles que cultivavam essa busca do saber pelo saber foram chamados filósofos, traduzindo, “os que amam ou buscam a sabedoria”.

A pedra de toque do valor da filosofia como uma visão de mundo e da metodologia é o grau em que esta está interligada com a vida. Esta interligação pode ser direta e indireta, através de todo o sistema de cultura, através da ciência, arte, moral, religião, direito e política. Como uma forma especial de “consciência social”, interagindo constantemente com todas as suas outras formas, a filosofia é a sua fundamentação teórica geral e de interpretação.

A filosofia pode desenvolver por si mesma, sem o apoio da ciência? Pode existir ciência sem filosofia? Algumas pessoas pensam que as ciências podem se desvincular da filosofia, que o cientista deve realmente evitar filosofar, esta última é muitas vezes entendida como teorização infundada e geralmente vaga. Se ao termo filosofia for mal interpretado, então é claro que alguém iria concordar com o aviso: “Física, cuidado com a metafísica!” Mas tal aviso se aplica a filosofia no sentido mais elevado do termo. As ciências específicas não podem e não devem quebrar as suas ligações com a verdadeira filosofia.

A ciência e a filosofia sempre aprenderam uma com a outra. A filosofia incansavelmente suga novas forças das descobertas científicas, enquanto que para as ciências, a filosofia que transmite a visão de mundo e impulsos metodológicos de seus princípios universais. Muitas ideias gerais orientadoras que estão na base da ciência moderna foram, primeiro, enunciadas pela força perceptiva do pensamento filosófico. Um exemplo é a ideia da estrutura atômica das coisas manifestadas por Demócrito. Certas conjeturas sobre a seleção natural foram feitas nos tempos antigos pelo filósofo Lucrécio e mais tarde pelo pensador francês Diderot. Hipoteticamente ele antecipou o que se tornou um fato científico de dois séculos mais tarde. Podemos também lembrar o reflexo cartesiano e a proposição do filósofo sobre a conservação do movimento no universo. A ideia da existência de moléculas como partículas complexas que consistem de átomos foi desenvolvida nas obras do filósofo francês Pierre Gassendi e também da Rússia, Mikhail Lomonosov.

Mas, a diferença maior está em que a ciência se baseia em métodos precisos de investigação, demonstrados por meio da observação e experimentação, leis absolutas e inquestionáveis.

A filosofia é uma ciência humana, ou seja, não está preocupada em demonstrar verdades absolutas, e sim em questionar a vida, o universo, e tudo o mais. Apesar de a filosofia ser a mãe de todas as ciências , por ser racional, não é considerada uma ciência. E embora todo cientista seja antes de mais nada um filósofo, posto que é um curioso e questionador, o filósofo não é necessariamente um cientista.


Arquivado em:Artigos, Cultura Tagged: ciência, cientista, filósofo, Filosofia, sobrevivência

A pressa de Dilma na resolução do impeachment é quase um ato confesso

$
0
0

dilma-e-lulaA LEI Nº 1.079, DE 10 DE ABRIL DE 1950 define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.

Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:

……

V – A probidade na administração;

VI – A lei orçamentária;

VII – A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos;

Ora, estes três incisos denotam atos cometidos pela Presidente da República.

A pressa da presidente em reunir inúmeros juristas para defendê-la, mobilizar entidades representantes dos empregados, lideradas por Lula, demonstra que existe um medo real da perda do mandato. Aliás, é quase um ato confesso.

Assim, dizer que não cometeu crime e tentar tantas composições redunda numa tentativa desesperada de não ser responsabilizada por ato cometido e seu apego ao poder, pelo poder e não pelo povo.

Dizer-se que a não eleição dos integrantes da comissão pararia o país é um tiro n’água. Basta que ela conduza seu trabalho independente do que ocorre no Congresso.

O colegiado será composto por 65 integrantes titulares e igual número de suplentes indicados pelos partidos de acordo com o tamanho das bancadas. Caberá à comissão proferir parecer pela continuidade ou não do processo, que será votado em plenário.

A lógica é deduzir que o açodamento da Presidente da República indica que ela já teria conseguido manobrar forças na Câmara dos Deputados Federais para o arquivamento de seu processo de impeachment. Este é o melhor resultado do exercício mental de qualquer cidadão.

Diante dessa perspectiva, a Câmara dos Deputados, em entendo a manobra, decidiu por formar uma chapa alternativa. Se a intenção do PT foi abrigar indicados que sejam pró-governo Dilma, também o PMDB tem o direito igualitário de indicar quem tem opinião contrária, nomeando deputados que não atuem em consonância com o que determina o Planalto.

Desta forma, acabou sendo adiada a composição da comissão que julgará a continuidade ou não do processo de impeachment de Dilma Rousseff.


Arquivado em:Artigos Tagged: Lula, salvar Dilma, volta ao comando
Viewing all 132 articles
Browse latest View live