Com a máxima de promover os nomes que se destacam e integram culturalmente artistas do Brasil e do Mundo, a Literarte uniu-se a A.L.M.A.S ( Academia de Letras, Música e Artes de Salvador) e irá celebrar o belo e os grandes nomes que se destacaram com excelência em suas carreiras além de homenagear autoridades que fizeram e fazem em prol do bem-estar sócio-educativo e zelam pelo desenvolvimento do país de forma geral com a entrega da Comenda Marechal Floriano Peixoto, conforme as palavras de Izabelle Valladares.
O Grande Evento acontecerá no dia 26 de Setembro no Gabinete Português de Leitura, celebrando mais uma vez a nossa união e parceria com o Consulado de Portugal que sempre nos recebe de forma fraternal,o Gabinete Português de Leitura fica situado na Praça da Piedade.
Autoridades como a Vice-Prefeita Célia Sacramento e a Desembargadora Luislinda Valois , além de autoridades militares como o General Moura, Cel. Renato Okamoto, Capitão Armando Severo entre outros que zelam pela ordem e grandes nomes das artes e da cultura como Armandinho,André Macedo, João Jorge e o quarteto fantástico que levam a voz do Bloco-Afro Olodum, pelos 4 cantos do mundo, além de Tatau do Grupo Araketu, Margareth Menezes( Aguardando confirmação) e Jackson Dantas e integrantes do Balé Folclórico da Bahia.
Com esta noite de homenagens, a LITERARTE reconhece, distingui e premia a quem se destaca na sociedade com excelência na gestão de suas carreiras, contribuindo assim efetivamente para o desenvolvimento cultural e, consequentemente, socioeconômico do país.
A Noite será de gala e terá abertura com a Posse dos Neo-Acadêmicos da A.L.M.A.S onde Escritores , Músicos e Artistas Plásticos ingressarão nesta entidade.
A Literarte tem sede em Cabo Frio – Rj, está se instalando na Cidade de Salvador – Bahia, com uma nova sub-sede e tem representantes em 18 países.
Confira a Programação completa e os homenageados 2015 abaixo:
Homenageados 2015- Salvador
14:55 Movimento Literarte em Salvador 1 Comments
Comendas Marechal Floriano Peixoto
Armandinho Macêdo (Bahia)
Foto: Lara Lins
Em 2009, Armandinho completou 45 anos dedicados a musica instrumental brasileira. Foi em 1964, com 10 anos de idade ele deu seus primeiros passos musicais, puxando o Trio Elétrico mirim que seu pai, Osmar, inventor do trio elétrico juntamente com Dodô, fez especialmente para ele.
Armandinho começou o ano de 2010 com o Projeto Armandinho Convida no Pelô, onde realizou 10 apresentações, sempre recebendo convidados a estréia foi no dia 13 de janeiro de 2010 e teve como convidado o cantor Durval Lelys, basta dizer que 1.000 ingressos se esgotaram em menos de 4 horas. 2010 foi um ano comemorativo para o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, que comemorou os 60 anos do Trio elétrico Dodô e Osmar, com diversas homenagens e shows durante o carnaval de Salvador e pelo Brasil e em seguida estendendo essa comemoração para os EUA (San Jose, Los Angeles, San Diego, Seattle) e Canadá. Alem das apresentações com o Trio Elétrico, Armandinho realizou em 2010 mais de 50 shows pelo Brasil, África e Europa, alem de ter seu disco AfroBossaNova ao lado do maestro Paulo Moura indicado ao Grammy Latino 2010, na categoria Melhor Álbum Instrumental.
Vice- Prefeita Célia Sacramento ( Bahia)
De pais baianos, nasceu em São Paulo no dia 03 de julho do ano de 1967. Reside em Salvador desde os seis anos de idade. Morou nos bairros do Parque São Cristóvão e Praia Grande que fica no Subúrbio Ferroviário. Estudante de Escola Pública, aos 15 anos já era militante do Movimento Social, atuava com sua mãe e vizinhos, na Associação de moradores do bairro. Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú e em Direito pela FACET, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP (2001) e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2005). Especialista em Auditoria, Perícia e Consultoria Tributária pela Fundação Visconde de Cairú e Especialista em Direito Eleitoral pela Fundação César Montes. Professora Adjunta da UEFS e da UFBA. Conselheira e Superintendente do CRC-BA. Hoje é a primeira Vice-Prefeita Negra eleita (2013-2016) da Cidade de Salvador.
Comodoro Francisco Gondar ( Rio de Janeiro)
Francisco Cesar Monteiro Gondar Capitão de Longo Curso (Comodoro) da Marinha Mercante Brasileira. Poeta, Contista, Compositor. Acadêmico Emerito da Academia Brasileira de Medalhística Militar, Membro efetivo da Academia de Letras do Rio de Janeiro, cadeira de número 09 (nove) Nilo de Freitas Bruzzi e Vice-Presidente de Honra da Divine Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura. Sócio-correspondente da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras. Membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Paranapuã ( ALAP ) Titular da cadeira de numero 21 ( Rui Barbosa ) Membro da Academia de Artes e Letras de Valparaizo. Pertence ao Corpo Diplomático Mundial de Segurança e Paz, Comendador Humanitário da Paz e Embaixador Humanitário da Paz do WPO: Word Parlament Of Security and Peace.
João Jorge ( Bahia)
Advogado e Mestre em Direito Público, João Jorge é Presidente do Olodum, o maior bloco- afro do Carnaval da Bahia, João Jorge que é reconhecido nacional e internacionalmente idealizou o Projeto Escola Criativa criado no Pelourinho, da preservação da identidade negra e dos desafios e lutas por políticas públicas, de educação e de trabalho para os negros.
Luislinda Valois ( Bahia)
O título de primeira mulher negra a se tornar juíza no Brasil é apenas um dos que a magistrada baiana Luislinda Dias de Valois Santos somou ao longo de sua carreira no Judiciário.
Aos 68 anos de idade, 26 anos de magistratura e 51 anos de serviço público, inclusive na área federal, como procuradora autárquica, Luislinda já foi homenageada e premiada em diversas esferas públicas e entidades no País e no exterior pelos projetos de inclusão e acesso à Justiça desenvolvidos nas comarcas por onde passou – e foram 11, além da atual, na capital do estado, Salvador.
Consciente de que é parâmetro de sucesso para a raça negra, defende o sistema de cotas (mas não indefinidamente), acredita que a Lei contra o Racismo ainda não é muito bem utilizada e afirma que o preconceito existe, sim, no Brasil, apesar das tentativas de se esconder isso. “Quem quiser saber o que é ser negro, fique negro por apenas 24 horas” é sua máxima para quem duvida de que exista discriminação racial no País.
Ana Elizandra ( Maranhão)
Ana Elizandra Gomes Ribeiro é de Santa Luzia, Maranhão. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Médio. É formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão com especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Santa Fé.
Tem participação em várias antologias lançadas no Brasil e em diversos outros países, além de já ter publicado livros solos e um dueto poético com o poeta Gil Betto Barros.
Ao longo de sua trajetória recebeu também alguns prêmios de literatura.
Nalva Dias ( Sergipe)
Nasceu na cidade de Lagarto, em Sergipe, no dia 29/11/1952. Filha do Senhor Elias José e da Senhora Maria Pureza. Empresaria, missionária e escritora. Graduada em Administração de Empresas, PHD em Filosofia e Teologia pela Faculdade São Luís – Aracaju – SE. Em teologia, Missionaria Evangélica deste 1997 é Sócia Proprietária da L&E Indústria e Comércio Ltda. Localizada na Cidade de Lagarto – Sergipe. E da Uniforme Gourmet. Loja 02. É benfeitora com doação de medicamento para o Hospital do Câncer e participa do projeto de eco sustentabilidade com a fabricação roupas infantis a instituição e casa de apoio.
Dra Silvia Cerqueira
Nascida em Salvador, no dia 14 de junho, Dra. Silvia Cerqueira cursou a faculdade de Direito na Universidade Católica do Salvador, com especialização em Direito Processual Civil na Universidade Federal da Bahia e em Direitos Humanos e Direito Constitucional para o Afrodescendente na Universidade do Estado da Bahia.
Advogada militante há 33 anos, Sílvia atualmente é Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do Conselho Federal da OAB, Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Membro do Conselho Municipal da Mulher de Salvador e do FIEMA – Fundo de Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes.
Ester Sanches-Naek
Ester Sanches-Naek é natural de Belo Horizonte, MG. Foi atleta de atletismo e por 13 anos recordista mineira. Possuiu diversos negócios no Brasil e nos Estados Unidos fundou inúmeras instituiçoes filantrópicas. Foi proprietária da franquia de cosméticos Vita Derm e da quadra esportiva “Quadra do Pereira,” ambos em Belo Horizonte, MG. É Presidente/Fundadora do Centro Cultural e Comunitário Brasileiro de Hartford, Inc. e da Associação dos Amigos Apaixonados por Alvinopolis (A.A.A.A.); duas organizaçoes non-governamentais que ajudam pessoas carentes e várias instituições tais como hospitais, orfanatos, asilos, A.P.A.E’s e creches nos EUA e no Brasil.
Ela é tradutora oficial de Português – Inglês, Notário Público, Capelã e a única Juíza de Paz Brasileira nos Estados Unidos. É Bacharel em Fonoaudiologia e Espanhol pela Universidade de CT, fez especialização em Sotaques na Universidade de Boston e Mestrado em Desenvolvimento Econômico de Comunidades na Universidade de Southern New Hampshire. Ester é a das idealistas pela a abertura do Consulado Americano em Belo Horizonte, é casada com o empresário Rashid Hamid e mae de Abdul Hamid Naek de 15 anos. Ela é especialista em Grant Writting e Consultora em Etiqueta e Protocolo Internacional.
Carla Bahia Brito ( Presidente do Centro Cultural casa de Jorge Amado em Buenos Aires)
Militares que receberão a comenda ( Aguardando Foto e Biografia)
Cel. Oliveira – (Salvador)
Major Nadja Mendonça (Salvador)
Sargento Adelmo Veloso
Adelmo Gomes Veloso Rocha, nascido aos 22 de maio de 1986, natural de Petrolândia – PE. Ingressou nas fileiras do Exército em 24 de Julho de 2006 e atualmente vive na cidade de Salvador – BA. Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvi- mento de Sistemas pela Unigran – MS, desenha desde que aprendeu a segurar o lápis. Sempre gostou de ler e criar suas próprias histórias em quadrinhos.
Quando saiu de casa para ser sargento do Exército, passou por diversas cidades, entre elas a de Nioaque – MS, onde conheceu a sua então esposa Ana Paula G. Pereira Veloso.
Capitão de Fragata Pedro A Bittencourt Heine Filho (BRASÍLIA)
Major Alfredo Hine – Salvador
Mestrado em Metrologia (Ciência das Medições) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Pós-Graduação em Engenharia de Armamento no Instituto Militar de Engenharia (IME) no Rio de Janeiro, também. – Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Bahia – Hipnoterapia Ericksoniana pelo Metaforum International – Academy for Competence Development, da Alemanha, mas que ministrou curso no Brasil, em Mendes-RJ. – Curso Básico de Hipnose e Auto-Hipnose no Instituto de Neurolinguística Aplicada no Rio de Janeiro (2 vezes como aluno e + 1 como Monitor)
Ten Cel – Ladislau Lima
Cel. Renato Okamoto –
General Moura- Salvador
Prêmio Liberdade de Expressão
Mídias Homenageadas (Confirmadas)
TVE Bahia
Band RJ
Jornal A Tarde
Portal Jorge Guedes
Músicos confirmados
Cantores do Olodum
Narcizinho, Lazzinho, Sátyra e Matheus Vidal
Banda Olodum
Criada em 1987, a Banda Olodum estreou no mercado musical com o álbum Egito Madagascar, disco consagrado pelo sucesso da musica “Faraó”. O grupo possui no currículo vinte e cinco CD’s e LP’s gravados, sendo onze nacionais e quatorze internacionais com mais de cinco milhões de copias vendidas.
Alem de shows no Brasil, a banda atua no mercado internacional, em parceria com grandes astros da musica e tornou-se famosa por conquistar platéias exigentes e numerosas com seu contagiante samba-reggae, como vista no espetáculo com Paul Simon no Central Park (EUA), media de 750 mil pessoas e no carnaval de Notting Hill Gate, na lnglaterra (mais de 2 milhões de pessoas presentes). Muitas personalidades da musica mundial como Michael Jackson, Jimmy Cliff, Ziggy Marley, Alpha Blondy, Matisyahu (EUA), Yossur Noddour (Senegal), Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Luiz Melodia, Rapin’Hood entre outros se identificaram com o grupo e tiveram a oportunidade de conhecer o samba-reggae, criado pelo Maestro Neguinho do Samba. As canções escolhidas para compor o setlist dos espetáculo sugerem um passeio pela carreira da banda. Clássicos como “Faraó”, “Protesto Olodum”, “Rosa”, “Dogons”, “Requebra” e “Avisa Ia” são algumas das musicas que fazem parte do repertorio.
André Macedo
Os quarenta anos passados em cima do Trio Elétrico Dodô & Osmar, deram a André Macedo uma grande experiência como cantor. Quarto filho da família musical liderada pelo saudoso pai, Osmar Macêdo, inventor do Trio Elétrico (juntamente com seu amigo Dodô), fenômeno do carnaval baiano, cresceu André, em clima de carnaval, ao lado de seus irmãos Armandinho, Betinho e Aroldo, todos apaixonados pela música e pelo trio elétrico. Em 1973, a família Macedo, aliado a Moraes Moreira, parte para a gravação do primeiro disco no sul do País e batizam a banda com o nome de “Trio Elétrico Dodô & Osmar” em homenagem aos seus criadores. A partir de 1980, André, passa a ser o cantor do Trio Eletrico Dodô e Osmar. Foram 17 discos gravados pela banda, com grandes sucessos que até hoje fazem a cabeça da galera, como Chame Gente, que se tornou um hino do carnaval baiano.
Tatau ( Araketu)
Nascido em Salvador, no bairro do Tororó, Tatau começou a cantar ainda pequeno, aos 14 anos e compondo músicas aos 16. Ainda trabalhou como percussionista. Participou de um festival, promovido pelo grupo Olodum, na qual saiu vencedor com a música de sua autoria, “Protesto Olodum”, esta que serviria para ser o sucesso mais conhecido do Olodum. Aos 18 anos, iniciou-se a sua carreira profissional ao integrar a banda Araketu (que estava em processo de formação), na qual começaria a lançar grandes sucessos como “Araketu é Bom Demais”; “Ô Meu Pai”; “Araketu é Dez”; “Festa na Cidade”; “Pipoca” e “Mal Acostumada”. Além de compor músicas como “Futuro Prometido” e “O que Tinha que Dar” (ambos sendo gravadas pelo grupo Sorriso Maroto); “Balanço do Camaleão” (gravado pelo Chiclete com Banana); “Hora Agá” (gravado por Ivete Sangalo, ná época em que estava na Banda Eva); “Loirinha” (gravado pelo grupo É o Tchan!); “Sonho Real” (gravado por Vavá, na época em que estava no grupo Karametade), dentre outros. Em 1994, recebeu o prêmio de “Cantor Revelação” como vocalista da banda Araketu.
Jackson Dantas
Músico, Natural de Salvador, Atualmente focado em um show instrumental com repertorio variado, que faz do seu CD chegando às praias o seu mais recente trabalho. Cumpre uma agenda de shows que atende a eventos coorporativos e particulares em locais como: Teatro do Sesc; espaço cultural D’ veneta; Empresas de turismo, tocando para grupos de estrangeiros etc.
Como instrumentista é requisitado para fazer apresentações com artistas de renome da nossa musica, como: Carlinhos Brown; Márcia Short; Book Jones; André Macêdo dentre outros.
Nildinha Fonseca e Zé Ricardo do Balé Folclórico da Bahia
A trajetória de Nildinha, que também é professora da Funceb (Fundação Cultural da Bahia) e traz no currículo várias turnês nacionais e internacionais, além de vasta experiência com oficinas (só no Vila Verão, projeto do Teatro Vila Velha, tem 15 anos), daria um bom filme.
Quem a vê no Balé Folclórico exercendo as funções de preparadora técnica de dança afro contemporânea, dançarina/ solista, coreógrafa ou assistente de coreografia, não imagina que ela começou no grupo como camareira, aos 18 anos. Uma história de amor e dedicação a arte.
BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA (BFB), única companhia de dança folclórica profissional do país, foi criado em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis e apresenta, desde então, um significativo currículo de atividades, especialmente os prêmios e turnês nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio refletido na resposta do público e da crítica especializada.
Natural de Salvador/Bahia iniciou sua carreira como dançarino e percussionista em 1985 no Serviço Social do Comércio-SESC e teve como Mestre e formador em Danças Folclóricas, Mestre King. Teve como professores Tânia Bispo, Raimunda Sena e Rosangela Silvestre.
Apartir de 1987 passou a integrar a entidade como funcionário na função de Instrutor de Percussão, atualmente responde como Diretor Musical da entidade na área artística.Vindo assim a realizar as direções musicais de todos os espetáculos criados pela área artística realizados no Teatro de Arena do SESC/SENAC/Pelourinho.
Responsável pela criação da Oficina de Ritmos a qual estuda a os mais variados ritmos percussivos
Neo- Acadêmicos – Almas ( Academia de Letras, Música Artes de Salvador)
Ademar Oliveira Lima ( Acadêmico Correspondente)
Professor de Língua Portuguesa formado pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras – Sorocaba (Uniso) e especializado em Literatura Fase Modernista pela Faculdade de Santana e São Paulo..
Foi homenageado no Rio de Janeiro, precisamente na cidade histórica de Angra dos Reis por sua contribuição à cultura Luso-brasileira, no dia 20 de novembro deste ano. Esse prêmio foi dado e reconhecido pela Mágico de Oz Empreendimentos Editoriais (Portugal) em comum acordo com a Sociedade Cultural de Ilha da Madeira e com o Núcleo Acadêmicos de Letras e Artes de Lisboa, também de Portugal, na categoria Melhores Contista de 2014.
Há mais de vinte anos o professor vem escrevendo Poesia e Prosa. Em 1992 foi contratado pela conhecida Editora Scipione, porém o livro didático não foi publicado em função de uma resolução do ministério da Educação que mudou a diretriz: 51 % deveria de ser de texto de conhecimento público e o trabalho proposto a Editora era composto de 99% de texto inéditos (criado especificamente aquele livro didático).
Alfredo Heine ( Acadêmico Efetivo)
Mestrado em Metrologia (Ciência das Medições) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Pós-Graduação em Engenharia de Armamento no Instituto Militar de Engenharia (IME) no Rio de Janeiro, também. – Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Bahia – Hipnoterapia Ericksoniana pelo Metaforum International – Academy for Competence Development, da Alemanha, mas que ministrou curso no Brasil, em Mendes-RJ. – Curso Básico de Hipnose e Auto-Hipnose no Instituto de Neurolinguística Aplicada no Rio de Janeiro (2 vezes como aluno e + 1 como Monitor)
Almir Zarfeg ( Acadêmico Efetivo )
Almir Zarfeg – ou simplesmente A. Zarfeg – é poeta, ficcionista e jornalista baiano. Autor de mais de uma dezena de livros, em 2014 ele publicou “Alto e bom som” (poemas), “(Dia)logos, noitadas, côncavos e (com)versos” (versiprosa) e o e-book “Duetos” (premiado no concurso nacional de crônicas da Academia Carioca de Letras).
Alaíde Souza Costa ( Acadêmica Correspondente)
Alaíde Souza Costa, 54 anos, goiana de nascimento e sergipana de coração, professora e escritora. Ultimamente, Possui um e-book publicado, cujo título é UM CORAÇÃO POETA, onde reúne todos os seus poemas. Ao longo de sua carreira como escritora, participou de diversas Antologias Literárias lançadas no Brasil e na Argentina. Compartilha seus textos também em Sites, Blogers e Twitteres.
Alfredo de Sousa Pereira ( Acadêmico Correspondente Internacional)
Nasceu a 1 de Março de 1940 em Riachos, Torres Novas, Portugal. Viveu em Moçambique de 1961 até 1975. Participou em diversas antologias em Portugal e no Brasil, é sócio da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e do CEMD (Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora) e Académico Correspondente das Academias de Letras de Goiás, de Fortaleza, Círculo de Escritores e Artistas de Espanha e Núcleo de Artes y Letras de Buenos Aires.
André Luis Santos ( Acadêmico Correspondente)
André Luis Santos, natural de Aracaju, reside em Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brasil. Filho de Antônio Manoel dos Santos e Maria Soares Barboza Santos. Técnico em Secretária Escolar – PROFUNCIONÁRIO (2010), licenciado em Matemática (UNIT/SE, 2009) e em Geografia (UFS/SE, 2014). Pós-graduado em: Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2010), Gestão e Educação pela Faculdade Pio Décimo (2014) e Especialização Direitos Infanto-juvenis no ambiente Escolar “Escola que protege” pela UFS (2015). Professor e Escritor, obras literárias participantes: 1º Encontro de Escritores Canindeenses e Convidados (2014), Antologia Poética, Prêmio Poesia Livre (2015), Literarte celebra Sergipe e Prêmio Escritor destaque (2015), 2º Encontro de Escritores Canindeenses e Convidados (2015), 1ª Antologia dos Escritores Monte-alegrenses (2015), Organizador e participante do I Encontro de Escritores Glorienses (2015), III Encontro de Escritores Sergipanos (2015), 2ª Antologia da Literária BCVL (2015).
Antônio Eustáquio Marciano ( Acadêmico Correspondente)
Mineiro de Perdigão, trabalhei no serviço público em Belo Horizonte. Desde 1980, em Uberlândia MG, trabalhei no Banco do Brasil. Aposentei-me em 2007. Hoje, auditor e perito contábil. Cursei Ciências Contábeis, com pós graduações em auditoria e controladoria. Diácono Permanente da Igreja Católica, bacharel em Teologia, com pós graduações em Bíblia e Ciência da Religião. Casado há 34 anos, 3 filhas. Participei de dois livros (Emoções e Camarinhas de Poesia) e escrevi três: “Talita e Talia: porque os homens matam o amor”, “Bico de Pena”, e “Tessalônica, principio de amor”.
Antônio Manuel Revés Palhinha ( Acadêmico Correspondente Internacional)
Nascido a 13/05/1967 em Lisboa. Formação Académica em gestão de emergência e Serviços continuados, emergência de catástrofe e emergência pré-hospitalar. Certificado pelo Concelho Ciêntifico-Pedagógico da formação contínua de professores. Pioneiro a nível internacional na formação de P. Socrorros para cegos e Amblíupes. Escritor, poéta, cidadão do mundo. Livros já publicados, O menino que sonhava com as letras, O espantalho espanta Milharucos.
Athylla Borborema Cardoso ( Acadêmico Efetivo)
Athylla Borborema é jornalista, radialista, publicitário e perito judicial no Estado da Bahia. Mestre e doutorando em Comunicação Social. Membro Correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP), ele é autor dos livros “Folia das Palavras” (poemas) e “Infância Violentada”, “Comunicação na Bandeja”, e “Do Assessor de Imprensa ao Assessorado”, entre outros.
Audelina de Jesus Macieira (Acadêmica Efetiva)
Nasceu em Cachoeira BA, È formada em Licenciatura em Pedagogia e Especialista em Neuropedagogia com Psicanálise. É autora do livro “Coração Amargo em Flor” pela Editora Omnira, 2013, 1ª edição e Editora Novo Romance 2ª edição.
É membro da UBESC (União Bahiana de Escritores ), Membro da CAPAZ(Confraria de Poetas e Artistas Pela Paz no Mundo). Publicou seus pensamentos em diversos jornais e revistas, dentre elas Movimento Artpoesia, Cepa Cultural, Informativo Cultural, Revistas Banzeiro, Revista Omnira , Varal do Brasil e Revista Pense Maiss. Ao lado de grandes nomes da poesia baiana integra o elenco Letras Contemporâneas, Ed: Ominira, 2012, do livro Premio Literário Valdec Almeida de Jesus 2012 edição Crônicas, Ed. Per- se, 2013 edição Poesias, Varal do Brasil III, Coletânea Poética Internacional “13” Ed. Òmnira, Poesias Desavisadas de Tudo da Editora Scortecci,2012 , O diferencial da Favela, Ed. Galinha Pulando, 2014 . Menção honrosa Projeto Cultural Alma Brasileira com o conto juvenil : A velha Dona Florzinha, 2014, ainda participa da Antologia Mundo da Editora Cogito, 2014. È ativista cultural participante dos movimentos de literatura na Bahia, foi Eleita delegada de literatura na V conferência da Cultura da Bahia, é coordenadora do Projeto fala Escritor (Livraria Saraiva Iguatemi) Seus versos estão sendo traduzidos para o Espanhole inglês.. Em Agosto de 2015 edita o seu 2º livro O Abraço da Esperança.
Carmen Lúcia Hussein ( Acadêmica Correspondente)
Carmen Lucia Hussein nasceu em Taubaté e mora hoje em São Paulo. Deu aulas na graduação e na pós-graduação em Psicopedagogia na UNITAU. É Doutora e fez Pós-doutorado em Psicologia Escolar no Instituto de Psicologia na USP. Publicou vários livros e artigos e recebeu 5 distinções internacionais nesta área. Tem afinidade com a poesia. Tem 20 livros de poesia e 95 Antologias sendo que alguns estão divulgados no exterior Pertence a cinco Academias Literárias no exterior (Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Moçambique). E também a 15 entidades literárias nacionais. O seu site é http://www.carmenluciahussein.com.br
Carlos Souza Yeshua (Acadêmico Honorário)
Carlos Souza de Jesus nasceu no município de Mairi – Bahia. É jornalista (DRT 6034–BA) e profissional de marketing, pós-graduando em Comunicação e Política pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Tem atuado na área de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas de modo geral. Também é radialista, professor, palestrante e atualmente coordenador da União Brasileira de Escritores – UBE/BA.
Autor da biografia João Alfredo Domingues – Pau pra toda obra: A saga de um português em terras angolanas e brasileiras (Ed. Òmnira/BA-2012) e do livro Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio, no qual demonstra que é possível enfrentar desafios de modo a alcançar as metas pessoais (Ed. Òmnira/BA-2007).
Christian Souza Lima ( Acadêmico Correspondente)
Músico, Compositor e Terapeuta Holístico. Formado em Letras, MBA em Gestão Empresarial, Especialista em Filosofia. Seus textos buscam compreender o Ser Humano em sua totalidade mostrando uma conotação política mística e filosófica, buscando inspiração em pesquisas na área do Autoconhecimento.
Conceição Santos ( Acadêmica Efetiva)
Nascida em Cairu-BA. Membro do CEPA. Participou de volumes da coleção Cadernos de Literatura e revistas Artpoesia do GAC-BA. Lançou em 2014 seu primeiro livro ‘’Recomeço’’
Danielli Rodrigues ( Acadêmica Correspondente)
É Coordenadora Geral do Núcleo Londrina – PR / Brasil e Conselheira Cultural Internacional do MUC – Movimento União Cultural; também é Supervisora da OPB – Ordem dos Poetas do Brasil. Têm diversas crônicas, poemas e contos publicados em antologias, livros, revistas, jornais e sites. É Membro Associada da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas e participa de diversas associações e academias literárias.
Dorocy Roberto Dias Mello ( Acadêmico Correspondente)
Nascido em 12 de junho de 1960 na cidade do Rio de Janeiro, onde resido até os dias atuais.
Engenheiro civil, compositor e autor de “Sonhos Perdidos” e “O Mensageiro” – e-books; pela Editora CIADOEBOOK Ltda. Participação do projeto literário “Intemporal – Coletânea Exclusiva de Autores — Incógnitas Projeto Editorial – Portugal” e “Letras do Brasil – Contos, Poesias e Crônicas – Editora ILLUMINARE”.
Eber Josué Dias de Oliveira ( Acadêmico Honorário)
Nascido na cidade de Rio Claro-SP em 29 JUN 1985, é militar e começou a escrever por hobby, logrando publicar alguns livros infanto-juvenis, ao tempo em que recebeu algumas premiações e convites para integrar diversas entidades acadêmicas. Atualmente promove e organiza certames de contos temáticos e fictícios sobre fatos e personalidades do período monárquico brasileiro, numa série intitulada “Glorioso Império do Brasil”.
Edizio Rodrigues Mendonça (Acadêmico Efetivo)
Nascido em Barra do Mendes, Bahia, aos 14 de agosto de 1938. Escritor com seis livros publicados. Foi Vereador, Vice-Prefeito, Prefeito em Exzercício de sua terra. Poeta, jornalista, trovador, cronista. Faz parte em vários livros publicados no Brasil Faz parte de várias entidades literárias e culturais do Brasil e do exterior. Atualmente, além de outros cargos, é Presidente da Academia Barramendense de Letras, Secretário Municipal de Turismo.
Elvandro Burity ( Acadêmico Honorário)
Natural do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 livros. Crônicas e poesias publicadas em revistas e sítios na internet. Medalha de Ouro e Prata em concursos literários. Detentor de Medalhas Acadêmicas, Civis e Militares. Títulos de Cidadania. Patrono da Cadeira nº36 da Academia de Letras e Arte de Plácido de Castro (Estado do Acre). Verbete na Wikipédia. Mantém Blog em http://elvandroburity.blogspot.com – E-mail elvandroburity@gmail.com
Emanuel Angelo Nascimento ( Acadêmico Correspondente)
Emanuel Angelo Nascimento nasceu em São Paulo, em 1984. É graduado em Letras e especialista em Linguística pela UNESP. Atua como professor na rede estadual de ensino de SP. Complementou seus estudos na pós-graduação pela UNICAMP. É membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, membro da Ordem dos Poetas do Brasil (OPB), membro da ALB-Araraquara e é autor dos livros ‘Entre Céus e Poesia’ e ‘Pétalas das Manhãs’.
Eunice Guimarães ( Acadêmica Correspondente)
Maria Eunice Guimarães Santos Garcia, nome literário Eunice Guimarães. Nasci em Japoatã/SE, em 26/03/1964. Viúva e mãe de duas filhas. Resido em Aracaju desde a década de 80. Graduada em Enfermagem(UFSE), Pós graduação em Direito Previdenciário (Gama Filho), Administração (a concluir -UFSE). Servidora pública federal (INSS). Amante da natureza, apaixonada por fotografias, artes plásticas, amiga dos livros e aprendiz de poetisa.
Francisco Petrônio Ferreira de Oliveira ( Acadêmico Correspondente)
Poeta natural de Tapera (distrito de Conceição do Mato Dentro – MG), nascido em 26 de junho de 1968, com mais de trezentas classificações em concursos literários no Brasil e em Portugal, participa de centenas de antologias, jornais, revistas e blogs literários e afins. Acadêmico Titular da Litteraria Academiae Lima Barreto (RJ) e Acadêmico Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (ES).
Gabriele Loureiro Bruschi ( Acadêmica Correspondente)
Gabriele Loureiro Bruschi é filha de Tereza Cristina Loureiro Bruschi e Rogério Henrique Bruschi. Nasceu em 18 de maio de 1998, em Porto Alegre/RS. Membro Efetivo da Academia de Letras Machado de Assis, de Porto Alegre/RS; Academicus Praeclarus do Clube dos Escritores de Piracicaba, Piracicaba/SP; Membre D’Honneur da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture; Membro Correspondente da Academia Infanto-Juvenil de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro/RJ. Em abril de 2015, recebeu o Troféu Cecília Meireles, em Itabira/MG.
João Bosco da Silva
João Bosco da Silva (Boscodonordeste) é escritor nordestino, professor e administrador. Nasceu em Cajazeiras, na Paraíba e foi criado desde criança na Bahia. É Especialista em Estudos Literários e Mestre em Educação, tem trabalhos publicados na internet e nas Editoras Literarte internacional, AFBNB, Comunicação, Sol Além-Mar e MágicodeOz. É membro da Literarte Internacional, da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza e do Núcleo de Escritores Argentinos.
JOSÉ CARLOS PANAZZOLO
Cirurgião Dentista, Professor Secundário, Membro Efetivo das: Academia de Letras e Arte de Rib. Preto, Academia Brasileira de Trova, Academia de Odontologia do Est. Do Rio de Janeiro, Academia Tiradentes de Odontologia,.Cidadão Emérito de Rib. Preto, Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, sete livros editados, mais de vinte prêmios literários e Record Literário outorgado pela Rank Brasil.
JOSÉ NASCIMENTO DE BRITO
Zezinho Nascimento nasceu na Fazenda Cristal, município de Morro do Chapéu, BA. Diplomado pela Editora Mágicos de Oz como um dos melhores poetas luso-brasileiros de 2014, José Nascimento de Brito é membro da Academia de Letras do Brasil/Piracicaba, do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, da ANICAL – Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras – da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza – e, del Nucleo de Letras y Artes de Buenos Aires.
JULIANO PAZ DORNELLES
Gaúcho, natural de São Borja; Jornalista Graduado em Comunicação, Pós-graduado em Comunicação com o Mercado, Mestre em Comunicação Social; Pesquisador e produtor multimídia. Autor do blog pazdornelles.com.; Das obras: ‘O livro do guerreiro justo’, ‘Virtual e Real’ e ‘Versos em linhas tortas’.
Lélia Vitor Fernandes de Oliveira
Licenciada em Letras e Pedagogia. Membro da Academia de Letras e Artes (presidente); da Academia de Educação; do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana; da Academia de Cultura da Bahia; da Academia de Letras, Artes e Ciências de Buenos Aires; da Accademia Superiore di Crescita Personale da Itália; sócia da UBESC. É poetisa, pesquisadora, memorialista, teatróloga, biógrafa, palestrante. Tem 26 livros publicados.
Lícia Costa Pinto ( Acadêmica Efetiva)
É baiana, nascida em 1970. Formada em Medicina em 1994, pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia, com mestrado em lúpus. Participou de concursos literários quando adolescente e, no ano de 2014, do Concurso para o Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia. Costuma escrever crônicas, poesias, contos e artigos em seu site e no Facebook. Publicou o romance de ficção “A Torre e os Sonhos” (1ª edição) em 2015.
http://www.liciacostapinto.com
facebook.com/pages/Licia-CostaPinto
twitter.com/liciacostapinto
instagram.com/licia.costapinto
Licínia Ramizete ( Acadêmica Efetiva)
Licínia Ramizete, autora do livro O Vampiro da Internet, publicado pela editora gaúcha Fábrica de Leitura em 2008, nasceu em Salvador no dia 30 de maio de 1966. Filha de Cledenor Santos e Nilza Brandão, essa leitora precoce, com quatro anos de idade, ficava horas esquecidas deliciando-se com fábulas e contos fantásticos de escritores como: Monteiro Lobato, Irmãos Grimm, Esopo, dentre outros.
Lilian Lopes Fernandes ( Acadêmica Correspondente)
Escritora, autora do Sistema de Ensino Gênesis, da Coleção de Literatura Infantil “No Jardim de Sofia” e do livro “Reunião de pais: Aliança ou Distância”, também escreve poesias para crianças. Professora formada pelo CEFAM, pedagoga, psicopedagoga, especialista na carreira pública de SP, palestrante, Especialização em Ética, Valores e Cidadania na escola pela USP, mestranda em Educação e apaixonada pelo que faz. É colunista da revista “Divulga escritor” e idealizadora da Revista Educacional Gênesis.
Lindalva Silva Quintino dos Santos ( Acadêmica Correspondente)
Lindalva Silva Quintino dos Santos – Lin uintino- mineira, escritora, poeta, professora e psicóloga. Faz parte das Academias ANLPPB; ALPAS 21; Academia de Letras Y Artes Valparaíso; Núcleo de Letras Y Artes de Buenos Aires e OPB. Autora dos livros de poemas: Entrepalavras e A Cor da Minha Escrita. Escreve mensalmente para o Caderno Literário Pragmatha. Recebeu o Prêmio Mulheres Notáveis, Troféu Cecília Meireles.
Luiz Poeta – Acadêmico Honorário
Luiz Poeta – Luiz Gilberto de Barros – Membro dos Confrades da Poesia, é Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Conselheiro da Associação Intenacional de Escritores e Artistas, Literarte, Embaixador do Cercle Universel des Embassadeurs de la Paix, Cônsul dos Poetas del Mundo, Membre d´honneur de la Divine Académie Française des Art Lettres de Culture, do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais; é escritor, poeta, músico, compositor e artista plástico, sendo também acadêmico honorário, Benemérito e ou Correspondente de diversas entidades como, ALAB, ALACIB, ALAF, ALAV, ALITA, ARTPOP, ASCEM, FEBLACA, SBPA, UBE, UBT, Membro dos Confrades da Poesia e do Clube de Poetas, Diretor de Redação da Revista Luso-Braileira Eisfluências e escritor da revista Fénix e do Portal CEN, pontes lusófonas entre Brasil e Portugal. e afins, além de Verbete do Dicionário de MPB Antônio Houais, tendo publicado maiS 65 obras lítero-musicais entre livros CDs, DVDs e antologias nacionais e internacionais em línguas francesa, inglesa, espanhola e portuguesa.
Marcos Filho ( Acadêmica Correspondente)
Marcos Filho, nome artístico de Marcos de Lima Bastos Filho, natural de Macaé (RJ), nascido em 12 de março de 1992. Com apenas 23 anos de idade, vem conquistando cada vez mais o seu espaço no meio cultural nacional e internacional, através de suas diversas formações e trabalhos. Filho do petroleiro macaense Marcos de Lima Bastos, da paranaense e sua empresária artística Sueli Franco Garcia e irmão de Roberto Garcia.
Membro e sócio do SATED/RJ (Ator, Manequim); da ABD (Artista Plástico, Literato). Radialista (Locutor – Apresentador – Animador e Assistente de Produção); Acadêmico Correspondente de Fortaleza; Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (Produção Rádio e TV), e outros. Atualmente cursa na faculdade Comunicação Social. Um jovem artista promissor!
Marcos Pereira dos Santos ( Acadêmico Correspondente)
Magali Fernandes
Nascida na Cidade do Rio de Janeiro, radicada em Salvador, há muitos anos, formada em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Cantora, membro Efetivo da Academia de Cultura da Bahia – ACB e membro Efetivo do Grupo de Ação Cultura da Bahia – GACBA.
Maria Cristina Drese ( Acadêmico Correspondente)
Escritora y Poeta del Mundo, Académico de varias Academias de Brasil , Italia., Francia . Miembro de la IWA, U.S.A., Delegada del Liceo Poético de Benidorm, España, Coordinadora del Grito de Mujer de la República Dominicana,Presidente por la Argentina de la Sociedad Latino America de San Paulo.Embajadora del Premio Victoria de Italia y Uruguay, Consul General en Buenoa Aires de la Universum de Suiza,Secretaria de Actas de la S.A.D.E.( Socidad Argentina de Escritores, sec 51) Jurado Internacional y de la Editorial Raíz Alternativa y del Grupo de Escritores de la S.A.D.E. Central, Corresponsal en la Argentina del Diarío Sin Fronteras de Río de Janeiro, Libros Dos Arcos Iris para un mismo cielo- Susurros del Alma-Pasajera-passageira- Sueños Anclados- Fuego y Laberinto. Y a presentar Selva del Espíritu,
2 CD, con letras de poemas musicalizados,entrevistas en Europa, Brasil, Uruguay t Argentina, en radio, Televisión y prensa escrita.
Maria da Conceição Braga de Castro (Acadêmico Efetivo)
Maria da Conceição Braga de Castro, baiana,graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia,Pós graduanda em Ludicidade e desenvolvimento Criativo de Pessoas, escritora, poeta, membro da Academia de Cultura da Bahia,Vice presidente da CAPPAZ(Confraria de artistas e poetas pela paz), autora do livro Voa Baianinha …Voa! lançado nas bienais Internacionais do livro de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.
Marilina Baccarat de Almeida Leão ( Acadêmico Correspondente)
Descendente de Franceses, nascida em São Paulo – Capital, onde viveu sua infância e juventude. Seu ave José Baccarat (francês), foi delegado e prefeito de Santos na década de quarenta. Nas Artes, foi professora da música clássica e canto erudito, com especialização em órgão.Autora de 12 livros: Com o Coração Aberto – Colorindo a Vida – Pelos Caminhos do Viver – Escalando Montanhas- Atravessando Pontes – Alamedas do Coração – Em Busca dos Sonhos – Andanças pela Vida –Viajando nas Lembranças – Vivas Emoções – Encantos da Vida –Pérolas Cultivadas – Beleza da Felicidade, esse será lançado em Abril de 2015.
Marinalva Freire
Nasceu em João Pessoa-PB, em 13 de setembro de 1948, filha de Sebastião José da Silva e Marina Freire da Silva. Possui Licenciatura em Letras e Pedagogia. Especialização em Língua e Literatura portuguesa e espanhola e em Teologia. Mestrada em Letras e Doutorada em Filologia pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
Mayra Diniz ( Personalidades)
Filha de Dr. Walter Ribeiro Diniz e Noeme Santos Diniz, Mayra Diniz nasceu em Santos, no dia 28 de outubro de 1970, por coincidência dia do funcionário público. Morou em Santos até completar 30 anos, quando sua mãe faleceu.
Formou-se na Universidade Católica de Santos, em Farmácia. No curso de homeopatia, na USP, foi aluna da Dra. Maria Izabel Almeida Prado.
Trabalha na área da saúde há20 anos, escreve poesias, pinta e estimula as pessoas de seu convívio a pintar.
Nalu Miranda (Acadêmico Efetivo)
Professora na Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI / UNEB; Escritora; Ativista Cultural; Radialista Apresentadora; Servidora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Curso de Relações Públicas; MBA em Gestão de Mídias Sociais; Pós-graduada em Gestão Estratégica de Relações Públicas, Docência Superior em Turismo, Administração Hoteleira, Comunicação e Relações Públicas, Docência do Ensino Superior; Graduada em Letras/Língua Espanhola e Literaturas.
Nalva Dias ( Acadêmico Correspondente)
Nasceu na cidade de Lagarto, em Sergipe, no dia 29/11/1952. Filha do Senhor Elias José e da Senhora Maria Pureza. Empresaria, missionária e escritora. Graduada em Administração de Empresas, PHD em Filosofia e Teologia pela Faculdade São Luís – Aracaju – SE. Em teologia, Missionaria Evangélica deste 1997 é Sócia Proprietária da L&E Indústria e Comércio Ltda. Localizada na Cidade de Lagarto – Sergipe. E da Uniforme Gourmet. Loja 02. É benfeitora com doação de medicamento para o Hospital do Câncer e participa do projeto de eco sustentabilidade com a fabricação roupas infantis a instituição e casa de apoio.
Nara de Amorim Pamplona ( Acadêmico Correspondente)
Integra as Academias de Letras, Academia de Artes, Letras de Valparaíso, de Música e Artes de Salvador, de Artes e Letras de Valparaíso, ALAP, e Núcleo de Letras Y Artes de Buenos Aires, tendo recebido a comenda Luiz Vaz de Camões do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa.. Participou, também, da Antologia Pablo Neruda e convidados, tendo recebido a Insígnia Comemorativa respectiva. Recentemente, recebeu a comenda Governador Valadares da Associação Nacional de Escritores e Artistas. Em janeiro lançou seu primeiro livro “ACORDES DO CORAÇÃO”.
Neuza de Brito Carneiro (Acadêmico Efetivo)
Neuza de Brito Carneiro nasceu em Feira de Santana (BA) e escreve desde tenra idade, mas apenas ao aposentar-se pôde dedicar-se às artes que abraçou. Tem três cursos superiores: Letras, História e Teologia; uma pós-graduação em Educação e Mestrado em Teologia; curso de Música – Instrumento: Piano. É membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e da UBESC, entre outros.
Neyd Maria Makiolka Montingelli ( Acadêmico Correspondente)
Formada em Psicologia. Tem 8 livros publicados e participa em 38 antologias. Foi premiada em vários concursos literários de contos, crônicas e poesias. Membro da ALUBRA/Araraquara, do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e da Embaixada da Poesia. Recebeu troféu Cecília Meireles; Medalha Melhores Poetas da Magico de Oz e Certificados de Responsabilidade Cultural.
Paulo Roberto de Oliveira Caruso ( Acadêmico Correspondente)
SERVIDOR PÚBLICO, ADVOGADO, ADMINISTRADOR, ESCRITOR DE PROSA E VERSO, COMENDADOR, MEMBRO DE ACADEMIAS, ORGANIZADOR DE CONCURSOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS E DE ANTOLOGIAS
Palmira Virgínia Bahia Heine Alvarez (Acadêmico Efetivo)
Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia, é atualmente professora de Linguística atuando na UEFS. Poetisa desde tenra idade, já teve diversos poemas publicados em diversas antologias. É autora do livro Poemas de Alforria em que publicou seus inúmeros poemas. É também autora de livros infantis Meu Planeta Azul (Palmira Heine e Kátia Rocha), O pontinho desapontado, O reino todo amarelo e O autor é você.
Ribeiro Canotilho
O seu nome artístico evoluiu de Ribeiro Couto para R I B E I R O – C A N O T I L H O, sendo este último apelido o legítimo paterno, tal como legalmente é preceituado, em função de já o mesmo haver sido alterado no registo de seu pai, originalmente. Assim é reposto o apelido familiar final, após um eclipse de 94 anos ( em 2011 ). Aliás, quiçá apelidos judaicos oriundos de Cinco Vilas, nas cercanias de Almeida, e de Pinhel, esta, também conhecida por Cidade Falcão, berço dos Canotilho, ambas da análoga região de Riba – Côa, Beira Alta, Portugal.
Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 1946.
De talento polifacetado exerce-se como pintor, desenhista, escultor, ilustrador, ceramista, mosaista, tecelão, poeta, declamador, restaurador d´arte e de mobiliário de todos os géneros, marceneiro – decorativo – entalhador, animador cultural, percussionista e ex-dançarino.
Estudou Artes-Plásticas, Pintura e Escultura em Moçambique, África do Sul e Portugal.
Rita Velosa ( Acadêmico Correspondente)
Rita Bernadete Sampaio Velosa –Poetisa,contista,cronista,trovadora e Ativista Cultural, Araraquarense, formada em Comunicação Social /Jornalismo– PUCC/SP, em Letras – Português e Inglês / Plena – UNESP/SP, em Pedagogia e Supervisão Escolar – Faculdades São Luís/SP e com Especialização em Língua Inglesa- BELL SCHOOL/Inglaterra. É membro da UBT, Membro Correspondente das Academias Cachoeirense de Letras/ES, Itajubense de Letras/MG e AVLAC-Academia Varginhense de Letras/.Membro da Academia de Goiás-ALG/GO DA Academia de Vitória/ES e no Núcleo Acadêmico de Liboa/NALA.Membro da LITERARTE. Publica textos eventualmente em vários blogs e sites da internet. Organizadora e promotora do “ PRÊMIO BURITI”, prêmio literário de âmbito internacional e da antologia anual de mesmo nome.Já em sua quinta edição).
Roosevelt Vieira Leite ( Acadêmico Correspondente)
Roosevelt Vieira Leite nasceu em Sobral no Ceará. Teve a primeira parte de sua educação em Fortaleza. É professor da rede pública em Sergipe. Foi professor universitário. O autor escreve em sites da internet divulgando suas ideias para o mundo e participa de antologias varias como a que lhe conferiu o prêmio melhores contistas luso brasileiro da Editora Mágico de Oz.
Rosangela Teresinha Calza ( Acadêmico Correspondente)
Rosangela Calza nasceu em São Miguel do Oeste (SC) em 6 de fevereiro de 1959. É florianopolitana por adoção desde 1989. Bisneta de italianos, ama a Itália e o Brasil, seu país de origem, na mesma proporção.
Gosta de ler, estudar e viajar. Amante de uma vida natural, faz longas caminhadas, anda de bicicleta, joga tênis… gosta de plantas e de animais – soltos na natureza.
Mestre em Linguística, é professora de Comunicação Oral e Escrita e de Métodos e Técnicas de Pesquisa há mais de 15 anos. Escreve pelo prazer de ver se materializar em linhas retas as curvas da vida.
Está representada em algumas Antologias no Brasil, Peru, Chile, Espanha e em Portugal, em revistas na Suíça, e em seus Blogs. Faz parte da Academia de Letras de Fortaleza (ALAF) e do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Recebeu o Prêmio de Melhores Poetas Lusófonos de 2015 e foi agraciada com o Prêmio Garcia Lorca (2015).
Sérgio Rodrigues Piranguense( Acadêmico Correspondente)
Natural de Belo Horizonte MG, Licenciado em Artes pela UEMG, pós-graduado em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário UNA. Funcionário Público da UFMG. Embaixador da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture. Acadêmico Vitalício da Academia de Letras do Brasil – MG, na Cadeira nº. 02. Acadêmico Comendador da ANBA – RJ na Cadeira nº. 49. Comendador Grande Mestre Faixa Grande pela ABD. Membro Correspondente das Academias ALAF – CE; ARTPOP – RJ; ALTO – MG e do Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires.
Escritor premiado com troféus, medalhas, homenagens especiais e menções honrosas. Participações em antologias. Sua obra literária de cunho crítico-humorista é inspirada em reportagens do jornalismo impresso. Jornalista ilustrador é criador de ilustrações que acompanham textos de sua autoria.
Silvia Regina Pellegrino Freitas da Rocha ( Acadêmico Correspondente)
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Advogada e escritora. Com vários cursos de Criação Literária. Nome de escritora Sylvia Regina Pellegrino. Já publicou cinco romances, “A Sacerdotisa”, “Alquimia & Transformação” e “Isabel, a Imperatriz do Brasil”, “Mente Humana” e “Paris Vermelha”. Escreve contos, crônicas e artigos que são publicados na internet. Mantém um blog no endereço http://sylviapellegrino.com. Foi editora da revista on line Boletim Cult, publicada na internet. A escritora consta de várias listas de Literatura Brasileira.
Arquivado em:
Artigos Tagged:
A.L.M.A.S,
artistas,
escritores,
Homenageados 2015- Salvador,
Movimento Literarte,
Salvador