Para se tornar um argumentador respeitado deve-se treinar esta habilidade. Como fazer isso? Através de uma ciência denominada Programação Neurolinguística. Dizem os estudiosos que a Neurolinguística representa uma atitude e uma maneira de estar no mundo que não podem ser transmitidas simplesmente num texto, porém há que se ressaltar que somente lendo sobre o assunto e, só após, treinando, você encontrará uma maneira fantástica e bela de organizar e entender a complexidade do pensamento e da comunicação do ser humano. Essa é uma ciência que auxilia o homem a utilizar seu cérebro de maneira favorável para alcançar os resultados que almeja. É um estudo das experiências internas, que oferece um meio de autoconhecimento, acesso e desenvolvimento do potencial criativo.
Citando um dos grandes nomes da Neurolinguística, Anthony Robbins, ele diz: “encontre alguém que tenha opinião diversa da sua sobre algum assunto e debata com ela seus pontos de vista sem usar palavras que vá ferir seus sentimentos ou que desperte no adversário qualquer intransigência. Use sempre as palavras chaves: aprecio, respeito, concordo e dispense o “mas”, “no entanto”. Verá que podem argumentar sem se tornarem beligerantes.”
Ele ensina que você deve se dirigir ao outro através de um entendimento harmônico, ou seja, fique longe do conflito. Construa uma ponte de harmonia. Persuadir alguém a fazer alguma coisa que ele realmente não quer fazer é, se não impossível, pelo menos extremamente difícil. Fácil, isto sim, é convencê-lo a fazer o que ele quer fazer. Portanto a chave da comunicação entre pessoas é estruturar as coisas de forma que a pessoa faça o que quer fazer e não o que você quer que ela faça, ainda esta é uma lição de Tony Robbins.
Ao que se deduz das palavras do maior especialista nessa ciência, ele instiga o debate, com harmonia, é verdade, mas o debate. Depreende-se daí que a técnica é assaz necessária, porém o conhecimento de um assunto é tão importante quanto. Assim se você desenvolver as técnicas da Neurolinguística, mais uma bagagem de conhecimentos adquiridos mediante suas leituras, realmente você terá em mãos um poder sem limites.
Arquivado em:Artigos Tagged: argumentar, artigos, i-pohes, leia, smartphones, tablets