Quantcast
Channel: Artigos – Sylvia Regina Pellegrino
Viewing all articles
Browse latest Browse all 132

Habeas corpus preventivo pede que Lula não seja preso na Lava Jato

$
0
0

Lula para ser preso

Um habeas corpus preventivo pede que Luiz Inácio Lula da Silva não seja preso na Operação Lava-Jato, que investiga desvios na Petrobras. O pedido foi protocolado, eletronicamente, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), às 16h20min de quarta-feira, por um cidadão de São Paulo sem ligação com o ex-presidente.

A solicitação foi feita por Mauricio Ramos Thomaz, que mora no Estado de São Paulo e que não teria ligação com o ex-presidente. Segundo a assessoria de imprensa do TRF 4, ele já protocolou outros pedidos semelhantes para outras personalidades. A decisão caberá ao desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do processo, que ainda não se manifestou.

processo contra Lula

O Instituto Lula, por meio da assessoria de imprensa, reforçou que o pedido não foi ingressado pela entidade ou por qualquer representante do ex-presidente e que “o instituto e Lula não são objeto de investigação na operação”. O habeas corpus preventivo se refere a um possível pedido de prisão preventiva nas investigações comandadas pela Polícia Federal (PF) do Paraná, caso o juiz responsável pelo caso, Sérgio Moro, decida pela detenção.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente soube do habeas corpus pela imprensa. “Não temos informação se foi uma pessoa de boa-fé ou um provocador da oposição tentando gerar um factoide”, informou. A instituição reforça que nem o Instituto nem Lula são objetos de investigação na Operação Lava-Jato.

Em nota, também informou que o ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do habeas corpus. O Instituto Lula manifestou estranheza com o fato de que o senador Ronaldo Caiado (DEM), opositor ao governo federal, tenha sido um dos primeiros a divulgar o fato.

O senador Ronaldo Caiado, líder do DEM, falou sobre o caso em sua conta no Twitter. Segundo Caiado, “alguém vazou para o Lula ‘Brahma’ que ele seria preso nos próximos dias”. O parlamentar cobrou um posicionamento da Justiça do Paraná.

O EM entrou em contato com o gabinete do juiz federal Sérgio Moro, a frente das investigações da Lava-Jato, e foi informado de que o magistrado prefere não comentar o assunto.

O professor de direito processual penal do centro universitário Uni-BH, Renan Paulo Alves, explica que o habeas corpus é uma ação constitucional que pode ter caráter liberatório, quando requer a liberdade de alguém que esteja preso de forma ilegal, ou preventivo.

“O preventivo é pedido quando houver risco de a pessoa ser presa de forma ilegal”, afirma. Segundo Alves, qualquer cidadão pode impetrar um habeas corpus, mesmo sem o conhecimento de quem esteja sendo ameaçado de ser preso. “Já houve na história outros pedidos de habeas corpus até de forma jocosa”, comenta.


Arquivado em:Artigos Tagged: consulta processual, decida pela detenção, habeas corpus, Instituto Lula, juiz responsável, Lava Jato, Lula para ser preso, objetos de investigação, Operação Lava Jato, Paraná, pedido de prisão preventiva, polícia federal, preventivo, Sérgio Moro, Twitter

Viewing all articles
Browse latest Browse all 132