In response to The Daily Post’s writing prompt: “Three Coins in the Fountain.”
Considerada a mais bela fonte do mundo, a Fontana di Trevi é um dos mais belos monumentos de Roma. A Fonte fica no Bairro do Quirinal, no centro histórico de Roma. Antigamente, era costume construir uma fonte onde um aqueduto terminava e esse é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um antigo aqueduto de grande valor simbólico e histórico para a Itália. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, a Fontana di Trevi tem 26 metros de altura e vinte metros de largura.
A fonte fica no cruzamento de três ruas, tre vie em italiano, o que deu origem ao nome Fontana di Trevi. Ganhou fama mundial depois da famosa cena do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, em que a atriz Anita Ereberg se molha nas águas da fonte.
Em 1960, a Fontana foi imortalizada pelo cineasta Federico Fellini, no filme La Dolce Vita. Numa das cenas mais míticas do cinema mundial, a bela Anita Ekberg salta para dentro da fonte e banha-se de roupa em suas águas mágicas, na presença de Marcello Mastroianni. Depois dessa cena sedutora, a Fontana di Trevi nunca mais passou despercebida aos olhares do mundo.
Além disso, desde o filme “Three Coins in the Fountain”, que em português recebeu o título de “A Fonte dos Desejos”, tornou-se tradição que, se alguém jogar uma moeda na fonte, ele voltará a visitar a cidade. Deve-se virar de costas para a Fonte e jogar uma moeda em suas águas. Também, se alguém solteiro jogar duas moedas, ele encontrará sua cara-metade. Esses gestos de desejo são repetidos por todos, porque, assim, planta-se a semente de um dia poder voltar a Roma ou encontrar a cara-metade.
Outra lenda romântica diz que, quando o amado tiver que partir para uma guerra, ou simplesmente em viagem de negócios, o amor entre o casal estará garantido, apesar da distância, se juntos beberem um copo de água da fonte, sendo que o copo deve ser quebrado depois. A água mágica da Fontana di Trevi fará que o homem que partiu nunca se esqueça de sua amada.
Outra lenda romântica diz respeito aos eternos e apaixonados namorados. Do lado direito da fonte está a Fontanina Degli Innamoratti (Pequena Fonte dos Apaixonados), que com os seus contínuos dois jorros mágicos, assegura fidelidade eterna aos casais apaixonados que juntos beberem dessa água.
Em 1998, a fonte foi preparada para o ano do jubileu de Roma, que aconteceu em 2000. Foi toda restaurada: suas esculturas lavadas e polidas, e foram instaladas bombas com a função de prover circulação e oxigenação à água.
Quando os funcionários da prefeitura de Roma esvaziam a Fontana para uma rápida manutenção, eles recolhem toneladas de moedas jogadas na fonte por pessoas de todas as partes do mundo. Esse dinheiro vai para os cofres municipais, que, em parte, reverte em recursos destinados à conservação do monumento. Embora as moedas não fiquem na fonte, os desejos que as acompanharam permanecem lá para serem realizados quando o tempo chegar.
Arquivado em:Artigos, Cultura Tagged: bela fonte, belos monumentos, desejos, Fontana di trevi, fonte, limpeza, mais bela do mundo, os desejos se realizam, pedidos, realização, Roma