Mesmo sem agradar a todos, o sushi veio para ficar e são cada vez mais os adeptos deste prato tradicional japonês, que conta com mais restaurantes espalhados pelo mundo, e o Brasil não foge à regra.
Embora seja uma das iguarias que mais está na moda, são ainda muitos os fatores desconhecidos sobre o sushi. O site The Daily Meal revela algumas das principais curiosidades:
- O arroz não é o único protagonista: no século VIII, o arroz era usado apenas para conservar o peixe cru;
- Foi a fast food do século XIX: o chef Hanaya Yohei inventou o ‘sushi moderno’, aquele que é consumido nos dias de hoje e que tem como principal característica a portabilidade.
- Salmão apenas se juntou à festa na década de 80: não sendo um peixe tradicional do Japão, o salmão não consta na história do sushi desde o início, conta o site.
- Rolos com arroz por fora foram inventados para os norte-americanos: Ichiro Masahita é o responsável pelos rolos ‘de dentro para fora’, ou seja, com o arroz por fora e sem nada a protegê-lo, conhecidos como Califórnia Roll.
- Inclusão de abacate também é invenção dos EUA: o objetivo, diz a publicação, era substituir o atum.
- Temaki também é sushi: … sob a forma de um cone. Assim como o chirashi, arroz com peixe em cima servido numa tigela.
- Pauzinhos? Sushi deve ser comido com as mãos: diz a publicação que apenas o sashimi deve ser consumido com o recurso a hashis, os pauzinhos.
- Ponto de perfeição do arroz pode demorar muito: pegajoso e compacto, é assim que o arroz do sushi deve ser. E jamais deve se desfazer ou se separar na boca.
- Peixe é sempre temperado com vinagre e sal: quem pensa que o peixe do sushi é ‘puro’, engana-se. O vinagre e o sal são usados para evitar o mau cheiro e para manter a cor ‘saudável’ do peixe.
10.Por vezes é congelado: para manter a textura e reduzir as bactérias presentes, alguns dos peixes usados no sushi devem ser congelados antes de confeccionados.
Arquivado em:Artigos Tagged: arroz, congelados, fast food, pegajoso e compacto, peixe, puro, salmão, saudável, sushi