A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anunciou que a sonda Philae finalmente acordou, após sete meses de hibernação, e já recuperou o contato com a Terra.
A ESA diz que a sonda enviou cerca de 300 pacotes de dados de memória por meio da sua nave mãe Rosetta, que está na órbita do cometa.
Em novembro de 2014, a Philae se tornou a primeira nave espacial a pousar em um cometa, mas foi forçada a entrar em hibernação após ter problemas na aterrisaagem e decorrente falta de energia (seus painéis solares foram impedidos de obter qualquer luz solar).
“Philae está indo muito bem: ela tem uma temperatura de operação de -35ºC e tem 24 watts disponíveis”, diz Stephan Ulamec, líder da equipe que coordena a Philae, em um comunicado. “A sonda está pronta para operações”.
Pesquisadores afirmam que a Philae ainda tem oito mil pacotes de dados de memória de massa, e aguardam por nova transmissão.
Arquivado em:Artigos Tagged: acorda, Agência Espacial Europeia, órbita, cometa, contato, dados de memória, ESA, ESA contato, finalmente, hibernação, nave mãe, Philae, Rosetta, sete meses, silêncio, sonda, Terra